Novas Matérias:
recent


Prefeitura de Avaré começa a atender denúncias de maus-tratos de animais

A partir de agora, Avaré passa a atender denúncias de maus-tratos de animais, através de central de telefonia, mantendo sigilo do denunciante.


Denúncia de Maus-tratos de animais em Avaré

De acordo com Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e Prefeitura da Estância Turística de Avaré, ambos atuarão em conjunto com a finalidade de diminuir os casos de maus tratos a animais de estimação na cidade, tendo como forma de atuação a notificação dos responsáveis para que tomem as devidas providências para resolução das irregularidades notificadas no prazo máximo de 5 dias.

Caso o tutor não cumpra tal obrigação, o mesmo poderá ser penalizado através de multa no valor estabelecido pela lei para o caso, assim como o registro de Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil. Estas denúncias poderão ser realizadas junto ao SMMA através dos telefones (14) 3732-1225 ou (14) 99825-6716, sendo que é válido ressaltar que o sigilo da identidade do denunciante será mantido.

Ainda, além de passar a atender denúncias de maus-tratos de animais de estimação, está em desenvolvimento desde 2017 o projeto “Quem ama, cuida – Guarda responsável de Animais”, o qual envolve os alunos das escolas municipais da cidade, pois a Prefeitura acredita que esta questão não pode ser solucionada com uma única forma. A finalidade deste projeto é de estimular os cuidados para com os animais domésticos, em especial, de cães e gatos, gerando a reflexão visando à mudança das atitudes da população avareense.

Também buscando a redução ou até mesmo o fim dos maus-tratos animais na cidade, foi criado junto ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), a Câmara Técnica de Proteção Animal, que une especialistas e interessados em assuntos  relacionados a criação da Política Municipal de Gestão e Defesa Animal no Município de Avaré.


Lei de maus-tratos animais

Praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime, e a pena envolve detenção de três meses a um ano, além de multa de acordo com o artigo 32 da Lei nº 9.605/98, Lei de Crimes Ambientais. E segundo nova regulamentação, maltratar ou abandonar animais é crime e punível em multa de R$4 mil, sendo considerados maus-tratos a animais, além da violência física, outras ações são consideradas como:
•O abandono em via pública;
•Mantê-lo permanentemente acorrentado;
•Não abriga-lo do sol e da chuva;
•Mantê-lo em local pequeno, não higienizado e/ou sem ventilação adequada;
•Negar assistência ao animal doente e/ou ferido;
•Não alimentá-lo diariamente;
•Obriga-lo a trabalhar de forma excessiva;
•Entre outros.

Tags: Prefeitura de Avaré começa a atender denúncias de maus-tratos de animais, Estância Turística de Avaré Avaré começa a atender denúncias de maus-tratos de animais, Denúncia de maus-tratos de animais em Avaré.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pelo Centro Universitário Sudoeste Paulista (UniFSP) em 2015, Clínico e Anestesista do Hospital Escola Veterinário UniFSP, e desenvolvedor de conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.