Novas Matérias:
recent


O que fazer quando o cachorro tem parada cardíaca

Saiba como agir em casos de parada cardíaca em em cães.

O que fazer quando o cão tem parada cardíaca

O coração é um órgão oco de tecido muscular estriado cardíaco que tem como função bombear para todo o organismo através de movimentos de contração (sístole) e movimentos de relaxamento (diástole). Desta forma, durante uma parada cardíaca, como o próprio nome já diz, ocorre a cessão do bombeamento de sangue para todo o organismo, sendo o sangue responsável em distribuir oxigênio e nutrientes, essenciais para a vida das células, dos tecidos, dos órgãos de todo o corpo do animal.

Assim, quando o coração para, geralmente o animal vem a óbito, sendo que a parada cardíaca pode acontecer de forma isolada ou associada à parada respiratória. O local rapidamente afetado é o cérebro, o qual ao permanecer mais do que dois minutos sem oxigenação, ocorrem lesões irreversíveis nas células nervosas.

A parada cardíaca pode acontecer em diferentes circunstâncias, como em animais que sofrem coque elétrico ao morder fios, após afogamentos, quedas ou traumatismos severos. Além destes, animais que sofrem de problemas cardíacos quando submetidos ao estresse ou exercícios intensos podem também entrar em quadro de parada cardíaca.

O sinal clínico e avaliação do animal consistem em colocar a mão sobre o lado esquerdo do peito (tórax) não há evidencia de batimentos cardíacos. Outra forma de verificar os batimentos cardíacos é encostando o ouvido no lado esquerdo do tórax do animal. Ao notar que o animal está sem os batimentos cardíacos, deve-se iniciar o mais rápido possível a reanimação cardíaca.

O que fazer em caso de parada cardíaca?

Para realizar a massagem cardíaca é necessário manter o animal deitado do lado direito, ou seja, mantendo o lado esquerdo para cima, local onde você deve posicionar as duas mãos sobre o coração para iniciar a massagem cardíaca.
O que fazer quando o cão tem parada cardíaca
Em relação à pressão feita sobre o coração do animal, esta deve ser feita de forma firme e rápida sobre a região, como se estive realmente bombeando. É preciso pressionar rápido e depois soltar, uma vez por segundo. Em caso de cães pequenos ou gatos, você pode utilizar as pontas dos dedos para pressionar o coração e assim realizar a massagem.

É indicado que você faça a massagem cardíaca por 30 segundos, cerca de 30 pressões e observe se os batimentos voltam. Caso ainda ocorra a parada cardíaca, continue realizando a massagem cardíaca a caminho do médico veterinário. Entretanto, caso já tenha passado mais de 30 minutos e não obteve sucesso, dificilmente o animal sobreviverá.

Entretanto, em caso de parada cardíaca e parada respiratória é necessário fazer as duas massagens cardíacas associadas, ou seja, realizar uma sequência de 5 ou 6 pressões sobre o coração, intercalada por uma respiração artificial.

Vídeo de como fazer massagem cardíaca

Para facilitar o entendimento da teoria, segue logo abaixo um vídeo explicativo de como deve ser realizada a massagem cardíaca e respiração artificial:


Tags: O que fazer quando o cachorro tem parada cardíaca, Parada cardíaca cachorro, Parada cardiaca cachorro sintomas, O que pode causar parada cardiaca em cães, Causas de parada cardiaca em caes.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.