Novas Matérias:
recent


PERGUNTE AO VET #6: Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Seu cachorro faz as ncessidades por toda sua casa? Saiba como acabar com este problema, ensine-o através de passos simples a fazer cocô e xixi no lugar certo.

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Um problema muito comum que muitos proprietários de pequenos animais enfrentam é ter as necessidades fisiológicas de seus pets espalhadas por toda a casa ou quintal. Qual é o proprietário que nunca sonhou em ter um animal que faça suas fezes e urina em um único canto da casa? Este é o desejo e dúvidas de muito, como de nossos leitores, em especial, Dhulha Silva de Manaus, que não aguenta mais se deparar com as necessidades de seu cãozinho dentro de casa. Então, a questão do PERGUNTE AO VET de hoje é: como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

Antes tudo é importante ressaltar que você proprietário terá uma tarefa árdua que exigirá paciência e dedicação, principalmente se o seu animalzinho de estimação não seja mais filhote, ou seja, já sem encontre em fase adulta, os quais visualizam qualquer lugar da casa como banheiro. Ainda, esta missão se torna ainda mais difícil quando os animais residem dentro de casa, não tendo acesso ao quintal ou a passeios regulares, o que reduz e muito as possibilidades de lugares para se aliviarem.

Como ensinar o cão a fazer as necessidades no lugar certoOs cachorros possuem o hábito de marcar o território através da micção, isto é, através da urina. Isso deve-se ao fato de se relacionarem em especial pelo olfato, assim, urinando em um determinado lugar, o animal deixa o seu cheiro, o qual é notado por outro animal que denota que este ambiente já possui um dono. Desta forma, seguindo este raciocínio canino, pelo fato de estar em sua casa, o cachorro procura marcar todos os cantos possíveis, principalmente, móveis novos, objetivos diferentes, enfim, trata-se de uma necessidade instintiva.

Caso o seu cachorro vem fazendo as necessidades no lugar errado, sobretudo, em tapetes e carpetes, saiba que seu pet associa estes a grama, local de predileção canina para fazer fezes e urinas. Por este motivo, durante a fase de treinamento de como ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, procure retirar todos os carpete e tapetes da sua residência.

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

É indicado que você deixe espalhados jornais ou tapetes higiênicos por toda a casa ou principalmente na área que deseja que ele faça as necessidades, e troque sempre que for usado. Jamais deixe as fezes ou a urina por muito tempo no jornal ou tapete higiênico, o animal não faz duas ou mais necessidades no mesmo lugar, por isso, sempre mantenha o local higienizado para facilitar o aprendizado de seu cãozinho.
Como ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo

Quando você flagrar o ato, ou seja, quando visualizar que o seu cachorro fez xixi ou coco no lugar certo, dê parabéns, agrade-o e ofereça sempre um petisco. Isso faz com que ele associe as necessidades às coisas boas, e em determinados casos, há cães que forçam a micção para ganhar tal agrado.

Passear com seu pet também pode ser de grande valia durante este treinamento, pois geralmente durante o passeio o cachorro faz suas necessidades, principalmente urina em diferentes locais para marcar o território. Isso reduz as chances dele fazer cocô e xixi em lugares errados, além de criar um vínculo saudável entre animal e proprietário.

Para lhe ajudar a entender mais como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, confira logo abaixo um vídeo produzido pela PuriPlan com o adestrador Alexandre Rossi:


Ainda, para auxiliar no seu adestramento de seu cachorro é interessante dizer que no mercado Pet você tem a sua disponibilização um produto que garante ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, o chamado Adestrador spray. Isto mesmo, através de um spray você torna determinada área de sua residência mais atrativa para o animal fazer suas necessidades. Existem diferentes empresas fabricantes, logo diferentes preços, e no mínimo você desembolsa R$20. Confira logo abaixo uma pequenas lista dos adestradores em spray encontrados em PetShop, casa de ração, sites pets e outras lojas especializadas:

Repelente Sanitário (xixi não pode): R$34,90

É válido dizer que os valores dos produtos descritos nesta matéria estão relacionados ao mês de setembro de 2016, logo estes preços podem sofrer alterações.

Tags: Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, Como ensinar cachorro velho a fazer necessidades no lugar certo, Ensinar cachorro a fazer necessidades Dr Pet, Como ensinar cachorro a fazer necessidades no jornal, Como ensinar o cachorro filhote a fazer suas necessidades no lugar certo.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.