Novas Matérias:
recent


Ração para cães com problema de figado

A dieta de animais com problema hepático deve ser diferenciada, por isso, saiba como esta deve ser seguida e confira rações medicamentosas que auxiliam no tratamento de seu pet.


Ração para cães com problema hepático

Conhecida como a maior glândula e o segundo maior órgão do organismo, o fígado é responsável pela liberação de diferentes secreções e de funções distintas, incluindo a produção de bile, síntese do colesterol, conversão da amônia em ureia, destruição das hemácias, síntese da albumina, desintoxicação do organismo, síntese de fatores de coagulação do sangue (protrombina e fibrinogênio) e dentre muitas outras.

O fígado é um dos mais importantes órgãos do sistema digestório devido a sua função de metabolizar e armazenar nutrientes, os quais são absorvidos e utilizados pelo organismo após a metabolização hepática. Contudo, uma deficiência do fígado pode colocar em risco a saúde do animal, e também a vida do mesmo.

Doenças no fígado de cães

Apesar do fígado possuir uma grande capacidade de regeneração, determinadas doenças de alta severidade exige tratamentos mais complexos, chegando em alguns casos, o transplante do órgão. É devido ao seu papel chave em inúmeros processos metabólicos que o fígado esta sujeito a diversas alterações através de doenças e processos degenerativos.

As principais doenças de fígado que acometem os animais domésticos, cães e gatos, geralmente são cirrose, doenças hepáticas tóxicas, insuficiência hepática, fibroses, e outras.

Causas de doença hepática em cão

São várias a causas de doença hepática em cães, sendo que as mais comuns, incluem:
∙Neoplasia em fígado;
∙Doenças congênitas ou adquiridas;
∙Inflamação do pâncreas (pancreatite);
∙Infecção por bactérias, agentes virais ou parasitárias;
∙Anemia hemolítica que causa diminuição na oferta de oxigênio para as células do fígado;
∙Trauma devido a um severo golpe contundente para o abdômen, como, por exemplo, atropelamento;
∙Exposição a drogas, produtos químicos, toxinas como corticoides, aspirina ou envenenamento.

Sinais de doença hepática

Cão com problema hepáticoOs sintomas mais comuns de doença de fígado são:

∙Depressão;
∙Escurecimento da urina;
∙Aumento do consumo de água;
∙Falta de apetite e perda de peso;
∙Ascite (acúmulo de líquido em cavidade abdominal);
∙Icterícia (coloração amarelada das gengivas, olhos e até a pele).

Tratamento de hepatites

O tratamento de doença hepática deve consistir em 4 objetivos distintos:
∙A eliminar ou remoção, se possível, o agente causador de doença;
∙A minimização dos efeitos negativos do agente causador da doença no fígado;
∙O favorecimento da cura e a regeneração hepática;
∙A manutenção da vida do animal até o retorno das funções do fígado a normalidade.

Terapia dietética

A mudança alimentar tem como finalidade reduzir os efeitos sistêmicos causados pela insuficiência renal e simultaneamente promover ótimas condições de regeneração do órgão acometido. Desta forma, a terapia dietética fornece quantidade ideais de proteínas, gorduras, hidratos de carbono, minerais e outros compostos de forma equilibrada para evitar o trabalho excessivo do fígado doente.

Em relação à doença hepática do animal, poderão ser realizados ajuste em sua dieta, a qual deve ser composta apenas pela dieta prescrita pelo médico veterinário. Geralmente, a maioria dos animais se habituam com a nova dieta lentamente, e isso obriga o proprietário a ajudar em tal adaptação, como misturar a ração dietética com ração medicamentosa de lata e oferecer pequenas porções ao longo do dia.

No mercado pet, em especial, em clínicas, consultórios e farmácias veterinárias é possível encontrar uma grande diversidade de marcas que disponibilizam a ração para cães com problema de fígado. O preço médio por quilo (kg) desta ração medicamentosa para cão com problemas hepáticos é de aproximadamente R$40. Ainda, é válido ressaltar que o tratamento não consiste apenas na mudança da dieta do animal, mas também com a administração de medicamentos prescritos pelo veterinário, que geralmente incluem antitóxico e protetor hepático, além do tratamento dos sinais clínicos apresentados pelo animal.

Ração para cão com problema hepático

A compra de ração para cães com problema hepático pode ser adquirida também pela internet, onde sites específicos realizam a venda com preços diferenciados, como:

A consulta não deve ser substituída por esta matéria

Tags: Ração para cães com problema de figado, Problema fígado cachorro, Problema fígado cachorro sintomas, Doença fígado cachorro, Ração hepática para cães, Cachorro com problema no fígado o que comer, Ração hepática Hills, Ração hepatic Royal Canin, Ração hepática Equilíbrio.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.