Novas Matérias:
recent


PERGUNTE AO VET #4: Cachorro com coceira, crostas e ferimentos

Dr. minha cachorra está coçando muito, com casquinhas brancas e feridas no corpo, o que fazer?

PERGUNTE AO VET #4

Pergunta enviada pelo Messenger do Facebook (in Box) em nossa FAN-PAGE.

Na última semana, nossas páginas no Facebook (MaikonVeterinário e Pets e Dicas) receberam diversas dúvidas sobre diferentes casos relacionadas a cães e gatos. No entanto, para o PERGUNTE AO VET desta vez, foi selecionada a questão do nosso leitor Guaceles, que foi a seguinte:

“Bom dia Maikon. Vi uma página na net sobre sarna em cães. Um gato apareceu em casa muito afetado por um problema de pele, ele coça muito e já está com uma crosta grossa e com ferimentos na orelha também, e minha cachorra de três meses acabou pegando, eu acho. Ela começou com umas casquinhas, parece caspa branca e agora está se coçando muito. Já começou a cair pelos do pezinho e da região da cabeça, bumbum e em algumas partes do corpo. Ela estava toda pintada parecendo alergia. O que pode ser? A prima do meu marido que é veterinária, mas que não mora mais em Belém, indicou Botox e outro com um nome parecido. Queria uma ajuda por favor! Obrigado!”.

PERGUNTE AO VET #4 Cachorro com coceira, crostas e ferimentosSobre o quadro do animal, podemos adiantar que estes ferimentos nas orelhas ou em determinadas regiões do corpo são decorrentes do alto prurido (coceira) resultante do problema de pele. O primeiro passo para realizar o diagnóstico correto e consequentemente o tratamento ideal é realizar testes, pois problemas de pele possuem várias causas, incluindo ácaros, bactérias,fungos, parasitas (pulgas e/ou carrapatos), alergia alimentar ou a produtos e poeiras, enfim, existem uma série de fatores que podem proporcionar os mesmos sinais clínicos que você me apresentou.

Em animais com amplas e diversas lesões de pele, a princípio, eu não recomento o Botox ou Triatox por serem agressivos, ou seja, este pode irritar ainda mais região lesionada, além de provocar dor no animal no momento da aplicação. Infelizmente, não podemos e nem conseguimos fechar o diagnóstico deste animal ou de qualquer via web, nem mesmo pela foto enviada, que no caso está um pouco desfocada.

Desta forma, é indicado que o animal seja levado o quanto antes a um veterinário para evitar que o problema de pele progrida, debilitando ainda mais cadela, o que fará com que o tratamento seja ainda mais demorado e complicado. Em um consultório ou clínica veterinária, o profissional provavelmente fará um anamnese (entrevista) completa para saber mais sobre a vida e hábitos do seu cão, além de fazer raspado de pele que permite a visualização mais a fundo das estruturas e de possíveis ácaros; fazer o uso de lâmpada de Wood que permite a visualização de fungos através de fluorescência; e principalmente, avaliar fisicamente o animal para certificar de que existe ou não uma infecção secundária nesta pele, e neste casos, poderá solicitar ainda um hemograma (exame de sangue).

Contudo, adiantamos que tratamentos de pele geralmente são demorados, e certamente este animal precisará tomar via oral antialérgico (para reduzir a coceira) e seguir o tratamento específico para a causa do problema, que inclui banhos semanais com produtos específicos, antifúngico e/ou antibacteriano.

Por fim, estamos no aguardo sobre novidades deste caso, as quais serão publicadas em nosso portal. Por este motivo, fique ligado (a) em nosso site ou Fan-Page oficial para saber mais sobre o mundo Pet e as dúvidas mais frequentes de proprietários de animais de estimação.

Tags: Cachorro com coceira, crostas e ferimentos, Cachorro com coçeira e queda de pelo, Cachorro se coça muito, Cachorro se coçando muito feridas, Cachorro com coçeira e feridas, Cachorro se coçando muito e pelo caindo, Cachorro com coçeira e pelo caindo, Cachorro alergia.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.