Novas Matérias:
recent


Instruções pré e pós-operatório para cães e gatos

Saiba o que pode ou não fazer antes da cirurgia de seu pet, e quais são os cuidados durante o pós-operatório.

Recomendações pré e pós-operatórias para cães e gatos

São muitas as dúvidas de proprietários em relação ao procedimento cirúrgico de cães e gatos tanto no pré (antes) quanto no pós (depois) da cirurgia, e tais questões devem ser respondidas exclusivamente por um médico veterinário, no caso, o responsável pelo atendimento. Para garantir a segurança do animal durante a cirurgia e uma boa recuperação é necessário que o proprietário siga recomendações do veterinário, no entanto, é importante ressaltar que tais instruções para o período pré e pós-operatório para cães e gatos podem ter diferenças entre os profissionais.

Instruções pré-operatório para cães e gatos

Um dia antes da cirurgia, caso seja possível, é indicado que você dê banho em seu animal com produtos específicos para animais, ou seja, de uso de veterinário, evitando o uso de perfumes e loções. Tal medida garantirá a remoção de sujidades e acúmulo de microrganismos presentes na pele do animal, além de facilitar a raspagem de pelos e limpeza da área cirúrgica.

Para com os cuidados voltados para algumas horas antes da cirurgia é importante e fundamental que o animal seja privado de alimento e água por 12 horas antes do procedimento cirúrgico, ou seja, jejum hídrico e alimentar. Desta forma, a partir das 22 horas do dia anterior da cirurgia, impeça o acesso de seu animal a água e alimento, e caso haja outros animais no mesmo ambiente, certifique-se de que o animal a ser castrado não terá acesso a nenhum tipo de alimento. No entanto, caso o animal seja alimentado por terceiros ou consiga se alimentar, avise imediatamente o médico veterinário responsável para realizar o reagendamento da cirurgia.

No dia da cirurgia o proprietário é instruído a levar consigo a carteirinha de vacinação do animal, resultados de exames solicitados (os quais podem ser entregues em uma consulta anterior ao veterinário), receitas ou caixa de medicamentos (caso o animal esteja usando). Ainda, se o animal for gato é de extrema importância que o mesmo seja levado ao local da cirurgia (clínica ou consultório) em caixa de transporte, papelão ou outro material, desde que ventilada e segura, para permitir o manejo adequado e a fim de evitar fugas. Caso o animal seja cão, este deverá ser levado com guia e coleira, e quando agressivos, fazer o uso de focinheira.

Por fim, é relevante ainda avisar de antemão o proprietário que o animal no dia da cirurgia poderá ser liberado antes que tenha condições de voltar para casa caminhando, e assim no momento de buscá-lo, talvez seja necessário carrega-lo no colo ainda desacordado ou providenciar ajuda ou meio adequado para leva-lo com segurança.

Instruções pós-operatório para cães e gatos

Os cuidados com as primeiras horas após a cirurgia de seu animal são fundamentais e exigem maior atenção, já que o pet poderá sair da clínica ou hospital veterinário ainda sob efeito da anestesia, e por este motivo, ao chegar a sua casa mantenha o animal quieto, em local confortável e seguro, como, por exemplo, a sua caminha de dormir ou tapete, sempre no chão ou na caixa de transporte. Evite colocá-lo em locais altos em que o animal possa pular ou se movimentar de maneira excessiva, e evite mexer no local da cirurgia. Ainda, não ofereça água ou comida até que o animal esteja completamente acordado, e por conta da anestesia, o mesmo poderá apresentar latidos ou miados e movimentos involuntários que continuarão apenas se houver dor, e poderá parecer enjoado ou tentar vomitar, o que é relativamente normal após os procedimentos cirúrgicos.

Os cuidados para com o local dos pontos deve seguir uma rotina de limpeza e troca de curativo de pelo menos 3 vezes ao dia, seguindo da remoção do micropore e gaze estéril (ou do curativo que o médico veterinário confeccionou); fazer limpeza com gaze e solução de clorexidina de forma delicada sobre a região dos pontos, repetindo de 2 a 3 vezes; secar bem o local; aplicar solução de iodo polvedine sobre o local da cirurgia; secar novamente; e realizar um novo curativo com gaze e micropore (ou da forma que preferir). Ainda, o animal deverá utilizar colar elisabetano ou roupa cirúrgica até o dia do retorno ao veterinário, e banhos devem ser evitados até a remoção dos pontos que acontece por volta de 7 dias após da realização da cirurgia.

Em relação à medicação, dê os medicamentos que foram receitados pelo médico veterinário na dose e horários estipulados, e desta forma, não dê medicamentos não prescritos pelo profissional.

Quando entrar em contato com o médico veterinário? Você deve procurar o profissional responsável pelo procedimento cirúrgico quando houver secreção em grande quantidade, sangue vivo ou pus na região dos pontos, sendo o ideal que a ferida esteja sempre seca; quando o animal se apresente deprimido, com pontas das orelhas e patinhas mais frias do que o normal ou não respondendo aos seus chamados; não urinar até o fim do dia da cirurgia ou não defecar até o dia seguinte; e quando houver sinal de reação ao medicamento prescrito.

Em caso de dúvidas ou de emergência, entre em contato com o médico veterinário responsável pelo telefone ou meio de contato fornecido. Contudo, para facilitar a instrução do proprietário em relação ao pré e pós-operatório de cães e gatos, nós do Pets e Dicas, disponibilizamos para download arquivos referentes a tais recomendações, as quais podem ser obtidas através da biblioteca do Google. Confira-os:

Instruções pré e pós-operatório para cães e gatosInstruções pré e pós-operatório para cães e gatos

Tags: Instruções pré e pós-operatório para cães e gatos, Instruções pré-operatório para cães, Instruções pós-operatório para cães, Instruções pré-operatório para e gatos, Instruções pós-operatório para gatos.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.