Novas Matérias:
recent


Verduras e legumes proibidos para cães

Confira uma lista de verduras e legumes que seu cachorro não deve comer e evite problemas ao seu pet.


Verduras que cães não podem comer

Muitos proprietários se enganam ao pensar que pelo fato de ser verdura ou legume, isto é, que um vegetal não pode causar nenhum mal ao seu animal de estimação. No entanto, determinados alimentos devem ser evitados e proibidos para os animais de estimação, por já dito em nosso site o chocolate para cachorro, por exemplo. Por este motivo, é importante que o proprietário fique atento as informações relacionadas à alimentação e nutrição de seu pet e as recomendações fornecidas pelo veterinário de sua confiança para evitar problemas mais, os quais poderiam ser evitados.

Desta forma, existem algumas verduras e legumes proibidos para os cães pelo fato de causar efeitos nada positivos, e entre elas estão:

Pimenta: este alimento além de provocar ardência na boca do animal, pode também causar gastrite. Claro que há cães que podem comer por  “acidente”, mas nestes casos não são ingeridas grandes quantidades de pimenta, já que ao notar um paladar nada agradável, o cão deixa de comê-la.

Batata crua: quando não cozida, a batata crua, assim como a batata verde, contém solanina, substância tóxica para os cães. Caso queira oferecer batata ao seu animal, cozinhe bem. No entanto, a batata não oferece nenhuma propriedade nutritiva, a não ser enérgica devido a grande quantidade de carboidratos, e por este motivo, não deve fazer parte da dieta dos animais com a finalidade de prevenir a obesidade. E os brotos de batata também devem ser evitados pelo cão, pois devido ao fato de acometer o (SNC) Sistema Nervoso Central, podem causar problemas gastroentéricos.

Mandioca brava: este tipo de alimento não deve ser ingerido nem mesmo por nós (seres humanos) devido a sua toxicidade, e quando ingerida por um cão, a mandioca brava pode causar midríase, cólica, vômito, náusea, problema gastrointestinal, cianose, problemas de coração e dentre outros, incluindo a morte do animal quando não tomada as medidas cabíveis a tempo.

Alho e cebola: estes alimentos contém uma substância altamente tóxica para cães, a chamada dissulfeto de n-propil, a qual destrói os glóbulos vermelhos do sangue do animal causando anemia severa. Em muitos casos, quando ingerida por um cão, o mesmo deverá passar por uma transfusão de sangue para reverter o quadro.

É importante ressaltar que a dieta do animal deve ser à base de ração específica para a sua idade de vida, alimento este que contem todos os nutrientes essenciais para uma vida saudável. No entanto, caso você reside em área rural em que o cão tem acesso fácil a estas verduras e legumes proibidos, procure tomar algumas medidas para evitar acidentes. Entretanto, como dito anteriormente, tendo uma alimentação equilibrada, dificilmente o animal buscará tais alimentos, exceto quando oferecidos por seu proprietário em pratos preparados com demais ingredientes.

Tags: Verduras e legumes proibidos para cães, Legumes cachorro pode comer, Cachorro pode comer mandioca cozida, Alimentos proibidos para cães, Verduras que cães não podem comer, Legumes que cães não podem comer.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.