Novas Matérias:
recent


Sapo é venenoso

Afinal, o sapo é venenoso? É verdade que os sapos soltam um leite venenoso? Saiba mais sobre.



Sapo

Há quem tenha medo ou simples repúdio para com os sapos, anfíbios que para outras pessoas são temidos por serem considerados perigosos. Afinal, o sapo é venenoso? É verdade que os sapos soltam um leite venenoso? Os sapos comumente encontrados são do gênero Bufo, os quais podem causar graves intoxicações em animais de estimação, como cães e gatos, e em outros animais ou até mesmo em seres humanos.

Pelo fato de caminharem lentamente fora da água, os sapos se tornam presas faceias para diferentes animais, como o cachorro e gato, que na maioria das vezes por curiosidade mordem o anfíbio. Desta forma, na superfície dos sapos há substâncias que podem ser fatais para sua presa. Estas substâncias são produzidas e armazenadas em duas bolsas que se localizam atrás dos olhos do sapo, sendo este um veneno leitoso e de coloração branca, e ao contrário de que muitas pessoas pensam, o anfíbio não possui a capacidade de espirrar tal líquido.

Sapo com bolsas de venenoPara que o veneno seja liberado é preciso que estas bolsas que o armazenam sejam comprimidas, ou seja, através de uma mordida de um animal ou se você pisar em um sapo, provavelmente verá o veneno sendo liberado. A grande função destas bolsas é evitar que o anfíbio seja mordido, isto é, seja a presa de outro animal, pois quando o predador morde o mesmo, as bolsas são comprimidas e o veneno é liberado. Desta forma, o predador sente no paladar o líquido ruim e cospe o sapo ante de engoli-lo, mas caso isso não aconteça, o animal morre devido às toxinas presentes no veneno em pouco tempo.

Algo interessante a ressaltar é que apesar de também fazer parte da ordem dos sapos Lineu, a rã não dispõe de bolsas de veneno e nem outro tipo de defesa peçonhenta, e por este motivo é comestível. Há espécies que contam com resina viscosa sobre a pele que é altamente tóxica.

Sintomas de intoxicação por veneno de sapo


Os venenos eliminados pelos sapos podem causar diferentes sintomas em cães e gatos, os quais podem variar de acordo com a quantidade de veneno ingerido. Dentre eles, incluem:

∙ Salivação intensa;
∙ Ânsia e vômitos;
∙ Incontinência urinária e fecal, ou seja, o animal não tem controle para com urina e fezes, e assim faz suas necessidades constantemente por não controlar os esfíncteres;
∙ Em casos mais severos, hemorragia generalizada e parada cardíaca, o que pode levar o animal a morte.

Tratamento para intoxicação por veneno de sapo

Esta é uma situação emergencial, ou seja, necessita de tratamento o mais rápido possível para evitar a morte do animal. Caso você tenha presenciado o ocorrido, isto é, logo após que o cão ou gato mordeu o sapo, procure lavar a boca do mesmo com água corrente para eliminar qualquer resquício de veneno na boca do animal. Só aplique esta medida se tiver segurança sobre esta ocasião para evitar qualquer tipo de acidente.

Após isso, recorra à ajuda profissional, ou seja, um Médico Veterinário, o qual realizará o tratamento adequado. Apesar de não possuir antídoto, é necessária a administração de medicamentos de ajudem a controlar os sintomas, como medicamentos para combater convulsões (anticonvulsionantes) e parada cardíaca (atropina).

Sapo é venenoso

Tags: Sapo é venenoso, Sapo é venenoso para cachorro, Sapo é venenoso para cão, Sapo é venenoso para gato, É verdade que os sapos soltam um leite venenoso?




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.