Novas Matérias:
recent


Quando pode castrar gato

Saiba qual é o momento certo de castrar seu gato, seja fêmea ou macho, e descubra as vantagens esta cirurgia.


Gato e veterinário

Sua gata tem saído muito à rua devido ao cio? E ainda, tem tido comportamento realmente escandaloso durante esta fase? Saiba que a única forma de evitar tais comportamentos e garantir que sua gata fique mais “caseira” é através da castração. Ao contrário de muitos proprietários pensam a respeito da castração, esta é um procedimento cirúrgico seguro em que consiste basicamente na esterilização do animal (macho ou fêmea), ou seja, o animal perde a capacidade de gerar filhotes.

O a cirurgia considerada simples por grande parte dos Médicos Veterinários se difere em relação a sua técnica entre fêmea e macho devido aos órgãos sexuais, onde enquanto que nos machos são removidos os testículos (chamada de orquiectomia), para com as fêmeas são removidos útero, corno uterino e ovários (chamada de ovariohisterectomia). O tempo de cirurgia varia de acordo com o cirurgião, sendo que machos por ser uma técnica menos invasiva, o seu tempo é menor quando comparado com a fêmea.

E em como qualquer outra cirurgia, a castração de gato exige que o animal seja submetido à anestesia geral, e antes disso, o gato ou gata deve ser submetido a um exame clínico e se houver necessidade, exames laboratoriais para garantir a segurança do procedimento. Ainda, a anestesia comumente utilizada pelos Médicos Veterinários é a dissociativa, e há tambémcomo opção a anestesia inalatória, a qual é mais segura e garante melhor controle dos parâmetros vitais do animal, apesar de possuir um preço mais elevado.

Todos estes detalhes são definidos através de uma conversa entre Médico Veterinário e proprietário do animal durante a consulta, sendo que para a escolha do melhor protocolo anestésico são levados em consideração a condição financeira do proprietário e saúde do animal.

Quando pode castrar um gato

A castração pode ser realizada em fêmeas e machos a partir dos 5 meses de vida, período em que o animal atinge sua maturidade sexual e possui a capacidade de gerar filhotes. É válido ressaltar que gatos possuem cio a cada dois meses, e por este motivo, os felinos contam com maior dificuldade para com o controle populacional.

A gata, por exemplo, pode ser submetida à castração durante o cio, mas é importante que o Médico Veterinário ressalte ao proprietário do animal que há maiores riscos durante a cirurgia devido ao aumento da circulação sanguínea, distensão e aumento das estruturas envolvidas por respostas hormonais. Há veterinários que preferem não realizar este procedimento durante o cio para evitar qualquer complicação.

Caso a gata teve filhotes no último cio é indicado aguardar o desmame dos filhotes, aproximadamente 40 dias, período este que permite que os tecidos do útero diminuam de tamanho, isto é, voltem ao seu tamanho normal. Ainda, há proprietários que possuem informações errôneas a respeito de quando castrar gatos, isto é, há quem diga que é preciso esperar o animal cruzar ao menos uma vez ou aguardar ao menos uma cria. Estas informações são falsas, e de acordo com estudos e pesquisas, quando a fêmea é castrada antes do primeiro cio a taxa de desenvolvimento de mama e outros problemas relacionados a produção de hormônios são reduzidas.

A castração de gatos proporciona inúmeros benefícios para o animal e consequentemente para o seu proprietário, para saber mais sobre seus benefícios, confira nossa matéria especial relacionado a este tema. Ainda, saiba mais a respeito dos cuidados pós-operatórios em gatos castrados.

Tags: Quando pode castrar gato, Quando pode castrar gata, Quando castrar gato. Pode castrar gato no cio, Com quantos meses pode castrar gato, Quando castrar gato siames, Castrar gato idade.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.