Novas Matérias:
recent


Por que os gatos se lambem

Qual o motivo de tanta língua pra cá e língua pra lá? Será que essa higiene substitui mesmo um banho com água e sabão?


Gato se lambendo

No mundo animal não existe um ser mais higiênico que os gatos, os quais são verdadeiramente a personificação de limpeza. Naturalmente favorecidos com um instrumento de limpeza, os gatos contam com uma língua áspera para lamber patas dianteiras e traseiras, e outras regiões do corpo, e ainda com a língua umedecida com saliva potencializam a limpeza junto dos dentes que removem os detritos mais profundos na pele e pelos.

Quando os gatos começam a se lamber

Gato lambendo outro gatoPode parecer mentira, mas grande parte dos gatos adultos passa metade de seu tempo acordado realizando a autolimpeza ou limpando seus amigos ou parentes. É por este motivo que é difícil se deparar com um gato sujo ou/e com odor fétido, já que nem eles suportariam tal situação. A higiene ou o ato de se lamber se iniciar com as mães, que logo após o nascimento de seus filhotes, faz a limpeza de seus bebês com a língua com a finalidade de estimular o organismo dos mesmos para realizar suas necessidades (fezes e urina), para acordá-los para mamar e mais.

Os gatos se lambem, quer dizer, começam a sua higiene com quatro semanas de vida, enquanto que com cinco semanas, a limpeza também pode incluir mãe e irmãos. Esta limpeza mútua entre os gatos é fundamental para fortalecer os laços entre os indivíduos de mesmo grupo ou ambiente.

O banho de gato

É fofo e interessante ao mesmo tempo a maneira que os gatos realizam a limpeza do rosto, onde o primeiro passo consiste em aplicar saliva no interior de uma pata e em seguida através de movimentos circulares ascendentes, o animal esfrega o rosto com a pata de trás para frente. E o mesmo acontece para limpar os olhos, orelhas, testa e outras regiões da face, de ambos os lados. E após terminar a limpeza da cabeça, o gato se lambe nos membros anteriores, seguido de ombros, flancos, região genital, membros posteriores e cauda. Contudo, a higienização do gato pode não seguir esta ordem e há áreas que não são limpas com uma única sessão, mas a limpeza segue este padrão. Observe seu gato e tire a prova!

Quando o ato de lamber se torna um problema

Os gatos se lambem com a finalidade de eliminar sujidades e parasitas, de manter a pelagem limpa e fresca, mas este ato em excesso geralmente pode indicar estresse, e na maioria dos casos, o estresse em gatos está relacionados com vários fatores, como:

∙ Isolamento;
∙ Medo de determinado objeto, animal ou ser humano;
∙ Falta de estímulo, como donos que deixam de brincar com seu bichano;
∙ Novo animal na casa, seja ou não de mesma espécie;
∙ Mudança de casa (ambiente);
∙ Desmame precoce;
∙ Ansiedade de separação;
∙ Ambiente sem enriquecimento ambiental, ou seja, sem brinquedos ou atividades que tirem o animal da “rotina”;
∙ Alergia ou irritação a parasitas (pulgas) ou infecções de pele.

Assim, a limpeza do gato se torna um problema quando o excesso de lambeduras, mordidas, sucção ou mastigação resultam em lesões na pele e queda de pelos, gerando as chamadas alopecias.  Desta forma, caso note que seu animal apresenta problemas de pele devido à lambedura excessiva, procure um Médico Veterinário para que seja identificada a causa do problema, no caso, o estresse. Dependendo do quadro do animal pode ser necessária a administração de medicamentos específicos para o estresse e para as lesões de pele.

O gato me lambe, o que isso significa?

Como já dito anteriormente, o fato do gato lamber outros animais ou até mesmo nós (seres humanos) indicada interação social, além de ser um ato que demonstra afeto e confiança, ou seja, isso não significa que o gato está fazendo uma limpeza em você. Há quem diga que não há limpeza de pele melhor do que as que são feitas por um gato. Contudo, os gatos podem lamber o humano com a finalidade de experimentar uma substância ou produto que esteja em sua pele.

Gato precisam de banho?

Gato tomando banhoSe o seu bichano permite você escová-lo, faça isso com certa frequência, pois além de evitar a eliminação de grandes quantidades de pelos no ambiente, este ato proporciona um vínculo mais forte e efetivo entre você e o animal. Quanto ao banho, grande parte dos gatos odeia água e consequentemente, odeiam banho, e por este motivo, se você prioriza a sua segurança, deixe que ele faça este serviço. Os gatos podem ser realmente agressivos durante o banho e podem machucar sem intenção seus donos, por isso, tome cuidado!

Tags: Por que os gatos se lambem, Porque os gatos lambem uns aos outros, Porque os gatos se lambem uns aos outros, Porque os gatos se lambem tanto, Porque gatos lambem a gente.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.