Novas Matérias:
recent


Por que o cachorro come grama

Descubra o motivo pelo qual os cães comem grama e porque eles vomitam depois de ingeri-la.


Por que o cão come grama

Provavelmente você já deve ter se deparado com um cão comendo grama não? E isso não significa que os cachorros querem pastar, a razão para que o animal coma grama e tenha este tipo de comportamento possui vários motivos, os quais são considerados normais. Cães de todas as raças e tamanhos comem grama, ou seja, trata-se de um comportamento normal, mas por que o cachorro come grama? Será que existe algum risco?

Porque os cães comem grama e vomitam

Ao paladar humano, a grama não possui características agradáveis, e para os cães não há muita diferença, mas como dito anteriormente, existem diferentes motivos para tal hábito, e a teoria mais comum é que os cachorros comem grama e outros matinhos para aliviar o intestino de dores ou incomodo abdominal. A grama e determinadas plantas contam com propriedades vegetais que podem causar irritação na parede gástrica do animal fazendo com que eles vomitem, e consequentemente, sintam um alívio imediato em relação a dor ou desconforto.

Os cães, assim como nós (seres humanos), podem sofrer com diferentes distúrbios alimentares que podem provocar náuseas, infecções, indigestão e outras enfermidades causadas por diferentes agentes etiológicos. Desta forma, é comum e da natureza do animal quando estes sintomas estão presentes realizar a ingestão de grama. No entanto, de acordo com estudos e pesquisas, 80% dos cães comem grama e outras plantas não pelo motivo de incomodo gástrico.

Comportamento relacionado com os antepassados

Há especialistas que afirma que os cães domésticos por serem parentes dos caninos selvagens (lobos, raposas, cachorros-do-mato e outros) possuem como parte essencial de sua dieta a captura de animais herbívoros, o que leva a estes animais ingerir de forma indireta grama e plantas presentes no estômago e intestinos de suas presas. Por este motivo, os cachorros domésticos comem grama por fazer parte de sua dieta, ou seja, faz parte de sua natureza.

Estresse pode fazer o cão comer grama

Outro motivo que pode levar o cachorro a comer grama é tédio e/ou estresse. Desta forma, é importante avaliar o comportamento de seu cão, principalmente se ele fica muito tempo sozinho. Assim, caso o motivo seja estresse, tédio, falta do que fazer, enfim, é indicado garantir um enriquecimento ambiental, isto é, disponibilizar diferentes brinquedos e objetos que criem momentos de distração e lazer para o cão. Mas se o seu cão vem comendo muita grama, a frequência pode indicar problemas mais complicados que um simples desconforto do aparelho digestivo, deficiência nutricional ou estresse. Por este motivo, o ideal é levá-lo a um Médico Veterinário.

Cuidados com cães que comem grama

Contudo, é importante redobrar os cuidados para com as gramas e plantas do jardim de casa e de outros ambientes, pois estas podem estar contaminadas por agrotóxicos ou até mesmo ovos de determinados parasitas, o que pode colocar em risco a saúde de seu animal. Pensando nisso, para garantir uma nutrição segura e livre destes agentes, atualmente no mercado pet existe um produto denominado de “graminha para cães”, que oferece fibras vegetais livres de qualquer aditivo químico e parasita. Trata-se de um recipiente com tampa, que conta com sementes de azevém, milheto e aveia, que juntas formam um substrato inerte. Para oferecer ao cão, basta adicionar o produto no recipiente de água e em 6 a 8 dias é possível visualizar os brotos verdes.

Tags: Por que o cachorro come grama, Porque cachorro come grama depois vomita, Grama cachorro apartamento, Porque cachorro come mato, Porque cachorro come capim.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.