Novas Matérias:
recent


PERGUNTE AO VET #3: Cachorra castrada não quer comer

Dr. minha cachorra castrada não quer comer depois da cirurgia, já fazem dois dias, o que devo fazer? É grave?

Cachorra castrada não quer comer
Pergunta enviada pela leitora e seguidora da página Pets e Dicas no Facebook.

“Boa tarde, tenho uma cadela (Pinscher) de 8 meses, que foi castrada no dia 17 de fevereiro, e eu a busquei na clínica veterinária na  quinta-feira (18), porém ela não está comendo. Hoje (20), comeu um pedaço de bolo pequeno e um pequeno pedaço de salsicha. Estou desesperada, liguei para o veterinário e ele me disse que se ela não comesse, devo leva-la na clínica na segunda-feira. Já chorei horrores e estou desesperada.
Por favor, peço orientação, pois já pesquisei na internet e me dá uma agonia pelas inúmeras pessoas que disseram que o cão já saiu da clínica comendo. Será que é normal esta falta de apetite? Estou com muito medo de perdê-la. Obrigada!”.

A castração consiste em um procedimento que pode provocar reações diferentes de um cão para o outro, e ainda, o que pode contribuir para o seu estado pós-cirurgia é o protocolo anestésico utilizado pelo médico veterinário. Geralmente depois de “voltar” da anestesia, ao notar que o animal tem reflexo de deglutição, é permitido oferecer água e alimento. Contudo, há cães que podem não se sentir bem para se alimentar. Assim, questionei sobre o consumo de líquido, isto é, se a cadelinha está bebendo água, e segundo a proprietária, sim, inclusive tem feito urina.

O veterinário receitou algum medicamento? Uma das possíveis causas dela não estar comendo é estar sentindo dor e/ou o uso do colar elizabetano, pois há animais que não se sentem bem com o mesmo. Desta forma, receito meus pacientes a tirar o colar em alguns momentos do dia para os cães se sentirem mais a vontade, para se alimentar ou fazer suas necessidades, mas é preciso que o proprietário esteja monitorando-o para evitar que o animal mexa nos pontos. A proprietária informou que o animal foi receitado com antibiótico e anti-inflamatório, além de realizar a limpeza regular do local da cirurgia com água oxigenada.

PERGUNTE AO VET #3: Cachorra castrado não quer comer

O tratamento terapêutico para uma cirurgia do gênero consiste neste protoloco de anti-inflamatório (que tem ação analgésica e também de combater a inflamação) e antibiótico (para evitar infecções). Assim, provavelmente não é dor que o cãozinho esteja sentindo. Quanto ao colar, a proprietária tem receio em deixá-lo sem mesmo em alguns instantes sob monitoramento, pois mesmo com o colar, o animal procura mexer na incisão. Então, uma alternativa é substituir o colar por roupa cirúrgica, que também impedem que o animal tenha acesso à região de cirurgia. Ou, simplesmente enfaixar bem o local para dar um tempo livre do colar durante alguns momentos do dia!

Assim, indiquei a Adimara estimular sua cadela a se alimentar com ração, carne (sem temperos e sal), patês específicos para cães, e outros produtos alimentícios especiais para cães. Também a estimular a beber água para evitar desidratação, você pode oferecer água através do auxílio de colher ou seringa.

Mas esta falta de apetite é prejudicial? Respondendo a esta pergunta, a falta de apetite não é normal, indica que algo não está bem, e a primeira coisa que levamos em consideração é as "novidades" pós-cirurgia, recuperação anestésica, dor, colar, curativo, enfim. Caso não seja nenhuma destas alternativas é preciso levá-la ao veterinário para uma reavaliação. Ainda, outra observação feita pela proprietária é que o animal não tem feito fezes, tal sinal pode estar relacionado à falta de ingestão de alimento, ou seja, não há alimento para ser “transformado” em bolo fecal, ou pode ter ocorrido alguma complicação na cirurgia relacionada a alguma alça intestinal, por exemplo. Mas nada pode ser dito com clareza sem uma avaliação clínica do animal.

Desta forma, o indicado foi seguir estas recomendações e claro, continuar com o tratamento terapêutico que o veterinário que cuidado do caso indicou. E caso o animal não apresente melhoras e nem apetite, levá-lo ao veterinário assim que possível. O resultado deste caso: a cadelinha vem se recuperando a cada dia da cirurgia, está comendo, bebendo água, fazendo fezes e urina! E para saber mais sobre como cuidar de seu cão depois da castração, confira nossa matéria especial!

Tags: Cachorra castrada não quer comer, Cadela castrada não quer comer, Cachorra castrada não quer comer o que fazer, Cachorro castrado não quer comer, Cão castrado não quer comer.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.