Novas Matérias:
recent


PERGUNTE AO VET #2: Cachorro com orelha fedendo

Dr. meu cachorro está com a orelha fedida, vermelha e coçando muito, o que fazer?

Pergunte ao VET 2
Pergunta enviado pelo Messenger do Facebook (in box) em nossa FAN-PAGE.

O nosso leitor e participante de nossa página no Facebook, nos enviou a seguinte questão relacionada ao seu pet: “Oi amigo, meu cão (vira-lata) tem sete anos de idade e a mais de um ano ele tem uma infecção nos dois ouvidos, fede muito e ele sofre. Já aplicamos injeções que casas de ração, pois não tem veterinário por perto, apenas na cidade vizinha, e o problema sempre volta. Gostaria de saber se você poderia me indicar algum remédio para ele ou tratamento. Se puder me dizer também qual seria a média de custo... Obrigado! – Araioses – MA”.

Apesar da mensagem enviada pelo leitor possuir bastante informação sobre o caso e estado do animal, o proprietário Ben D’Santos foi questionado ainda mais sobre o problema, com as seguintes perguntas:

∙Como os ouvidos de seu cão se apresentam? Avermelhados? O animal coça frequentemente?
∙Quais medicamentos foram administrados?
∙Há quanto tempo animal apresenta este problema nos ouvidos?
∙O animal sente dor ou muito incômodo que não permite ser tocado na região?

Cachorro coçando muito a orelha

Após ser questionado, o proprietário relatou que o seu cão apresenta esta infecção nos ouvidos tem mais de um ano, orelhas ficam vermelhas em determinados momentos, há liberação de “pus preto” quando não de coloração amarelada. O animal não deixa que ninguém chegue perto de seus ouvidos e parece apresentar dor, possui um cheiro muito forte e fétido, e o medicamento adquirido e administrado por casas de ração foi o Dectomax (antiparasitário). Em seguida, logo veio à pergunta: o quer fazer doutor?

Diante das informações ditas por Ben, certamente seu cão sofre de otite crônica. No entanto, não é possível fechar um diagnóstico sobre a otite sem ao menos ver o cão, de realizar uma melhor anamnese, e principalmente de realizar uma avaliação clínica completa. E ainda, caso realmente seja otite é necessário identificar a causa deste problema, o qual pode ser fungos, bactérias ou parasitas.

Desta forma, em caso de fungos é preciso administrar um antifúngico, para causa bacteriana um antibiótico (vendido apenas com receita médica) ou parasitas antiparasitários (no caso já administrado o Dectomax). Além destes medicamentos é necessário administrar um anti-inflamatório (para aliviar a inflamação e incomodo) e realizar a limpeza frequente dos ouvidos com um ceruminolítco (produto de higienização desenvolvido especialmente para cães).

É importante ressaltar que há diferentes formulações de ceruminolíticos no mercado pet, sendo que há produtos que possuem em sua composição o analgésico, o anti-inflamatório, o antifúngico e o antibacteriano, ou seja, com a limpeza dos ouvidos regular com produto desta formulação o animal poderá sentir alívio imediato.

Ainda, logo depois destas recomendações, o proprietário nos informou que o animal esteve infestado de carrapato, e questionou sobre o preço do tratamento. Assim, em relação aos ouvidos (otite), o mesmo teria o custo de uma consulta do médico veterinário, e claro, mais os medicamentos receitados. Já para com a questão da infestação de carrapatos, seria recomendado para avaliar a condição do animal a realização de um exame de hemograma, que tem o custo em média de R$30, mas a necessidade ou não da realização deste exame somente o veterinário na avaliação clínica poderá dizer.

Ben também foi alertado para redobrar os cuidados para com seu cão durante o banho para evitar que os ouvidos tenham contato com água, caso contrário, o problema pode se agravar ainda mais. O ouvido naturalmente é um ambiente quente e escuro, e ao ter substrato (cera) e umidade, se torna um ambiente favorável para a proliferação de microrganismos como bactérias e fungos, causas da otite em cães.

E para saber mais sobre este assunto, o leitor teve acesso a nossa matéria que explica detalhadamente a otite canina, e também de como limpar os ouvidos do cachorro. Para finalizar esta questão e dúvida de nosso leitor, solicitamos informações e novidades a respeito da saúde deste animal, e assim que as obtivermos, publicaremos em nosso site.

Tem alguma dúvida ou informação que queria saber em relação ao seu animal de estimação? Deixe-a nos comentários logo abaixo ou nos envie através das redes sociais (Facebook e Instagram) ou pelo email PetseDicas@gmail.com, que a responderemos em breve!

Tags: Cachorro com orelha fedendo, Cachorro com orelha vermelha, Cachorro com orelha inchada, Cachorro coça muito a orelha, Cachorro sente dor na orelha, Cão com orelha fedendo.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.