Novas Matérias:
recent


PERGUNTE AO VET #1: Ferida em gato o que fazer?

Dr. meu gato está com uma ferida no corpo que não cicatriza, o que devo fazer?

Pergunte ao VET 1
Pergunta enviada pela leitora Patrícia do Rio de Janeiro via in box no Facebook.

Primeiramente, algo importante a ser ressaltado é que para chegarmos a um diagnóstico é preciso seguir uma chamada “linha de atendimento”, isto é, além de obter informações relacionadas ao animal (como idade, raça, hábitos de rotina, local em que vive, convivência com mais animais de mesma ou diferente espécie, alimentação, higiene, etc) é necessário obter informações relacionadas ao problema (como, desde quando o animal apresenta esta ferida? Coça? Ele lambe? Tem problema com pulgas ou carrapatos? Quais medicamentos já foram utilizados? e dentre outras questões).

PERGUNTE AO VET #1: Ferida em gato o que fazer?Ainda, um diagnóstico dificilmente pode ser dado sem a realização de um exame físico e complementar (como raio-x, ultrassom, laboratorial e outros), e principalmente pela internet. Mas com a finalidade de instruir esta proprietária, podemos dizer que problemas de pele em gatos e em outros animais de estimação podem estar relacionados com “n” fatores, incluindo problemas hormonais, alergia a determinado ingrediente presente em sua alimentação (alergia alimentar), problemas com ectoparasitas (pulgas e carrapatos), fungos e/ou bactérias, ácaros (sarna)... e até mesmo com neoplasias. Não é pelo fato de ter realizado um tratamento que não obteve sucesso que podemos fechar o caso como uma neoplasia, pois pode ser que o tratamento realizado até o momento não foi o correto ou foi aplicado de forma ineficaz.

Ainda, não obtivemos informação se o tratamento seguido foi indicado por um Médico Veterinário, balconista/atendente de Pet Shop, por medicação indicada por terceiros ou pelo próprio proprietário. Desta forma, para este caso é indicado que a proprietária do gato retorne ou procure um Médico Veterinário para que o mesmo possa realizar uma avaliação do animal com a realização dos necessários exames físicos e clínicos.

No entanto, se a proprietária não possui condição de procurar um Médico Veterinário, uma alternativa é buscar ajuda pública, sendo que há cidades do país que contam com clínicas mantidas pela prefeitura ou estado, ou então, recorrer a hospitais veterinários escola, os quais possuem um preço mais acessível. Caso ainda não seja possível levar o animal a uma consulta veterinária o mais rápido possível, até que seja realizada, é recomendado tratar a ferida, como? Evitar que o animal tenha acesso à ferida através das patas ou boca e para isso pode ser realizado um curativo ou o uso de colar elizabetano, realizar lavagem com solução fisiológica, aplicar antisséptico e medicamento cicatrizante, e fazer curativos diariamente para evitar acesso a insetos (como mosquito e moscas) com a finalidade de evitar a miíase (bicheira).

Após esta nossa resposta, a leitora agradeceu a atenção e informou que seguirá as recomendações, e sem informar mais nada sobre o caso a partir das questões realizadas, disse que qualquer novidade no caso nos enviaria um parecer. Aguardaremos o contato e pela recuperação do gato, e assim que obtivemos novidades, publicaremos aqui no “Pergunte ao Vet”.

Tem alguma questão que queira fazer ao Médico Veterinário sobre seu animal de estimação? Envie-nos sua pergunta ou dúvida para PetseDicas@gmail.com.

O conteúdo não substitui uma consulta ao veterinário

Tags: Ferida em gato, Pergunte ao Vet, Gato com problema de pele, Ferida em gato como tratar, Ferida em gato o que fazer.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.