Novas Matérias:
recent


Pão faz mal para o cachorro

Mas será que o pão pode fazer mal ao cão? Os cachorros podem comer ou não pão? Saiba mais sobre este assunto.


Cão e pão

Qual é o animal que não gosta de comer determinadas “guloseimas humanas”? No entanto, ao contrário de que muitos proprietários pensam, ao invés de ajudar o cachorro, alguns alimentos podem colocar em risco a saúde do mesmo. Mas será que o pão pode fazer mal ao cão? Os cachorros podem comer ou não pão? É difícil encontrar alguém dizendo que seu cachorro não gosta de comer pão, e é muito fácil se deparar com proprietários que oferecem um, dois ou mais pães ao longo do dia para o seu pet.

No entanto, o pão francês ou pão de forma tradicional não oferece nenhum benefício nutricional para o animal, muito pelo contrário, este alimento é rico em carboidratos, que quando consumido de forma exagerada auxilia no acúmulo de gordura corporal. Desta forma, é errado quando se diz que o cachorro não pode comer pão, entretanto, a base de sua alimentação não deve pão e este alimento não deve ser oferecido em grandes quantidades durante o dia.

Ainda, o pão não deve ser oferecido como substituição de uma refeição, pois ninguém vive a base de pão. Outro fator que deve ser levado em consideração é que por oferecer o pão diversas vezes ao dia ao animal, o mesmo pode acabar deixando de comer a ração para comer o trigo. Nestes casos, o cachorro pode sofrer, em médio ou em longo prazo, da redução ou ausência de nutrientes e vitaminas que deveriam estar presentes em sua dieta.

O risco é ainda maior quando levado em consideração o tipo de pão ou a composição (receita) de que o pão é feito, pois há alimentos do gênero que possuem grande quantidade de açúcar, componente extremamente prejudicial à saúde dos animais, podendo resultar em insuficiência hepática e a diabetes canina. E claro, os efeitos negativos pode ser dez vezes maiores quando o pão é oferecido ao animal com outros ingredientes, como a manteiga, margarina, embutidos e frios.

Desta forma, quando oferecido ao cachorro de forma equilibrada, o pão não pode colocar em risco a saúde do animal, no entanto, se possível, evite. Caso o proprietário tem dó ou o animal pede alimento durante as refeições, busque oferecer petiscos ou alimentos desenvolvidos especialmente para cães. No entanto, antes disso, converse com um Médico Veterinário para saber qual é o melhor petisco ou alimento que seu cão pode comer nos intervalos entre as refeições, já que há muitos produtos industrializados que possuem componentes maléficos para com a saúde de seu pet.

Tags: Pão faz mal para o cachorro, Dar pão para cachorro faz mal, Pão faz mal pro cachorro, Pão faz mal pra cachorro, Pão faz mal aos cães, Pode dar pão para cachorro.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.