Novas Matérias:
recent


O que fazer com cães que gostam de picar papel

Saiba quais são os motivos que levam o seu cão a picar tudo que vê pela frente e o que fazer.


Cão picou papel higiênico

Quem nunca se deparou com a casa forrada de papel picada que atire a primeira pedra. Deixar o cachorro sozinho é muito comum e, voltar para casa e se deparar com as contas ou correspondências deixadas pelo carteiro picadas, é mais comum ainda. Desta forma, quando o seu (a) filho (a) diz que o cachorro comeu o dever de casa pode ser que seja realmente uma verdade.

São muitos os donos que se deparam com cães destruidores de papel higiênico, papelão, tapete higiênico, jornal, correspondências (cartas, contas), livros e revistas, e tudo mais que for possível picar. Mas por que os cães gostam de picar papel? De acordo com especialistas em comportamento animal, existem raças que possuem tendência a ter este comportamento mais que outras, e dentre elas estão o Maltês, Golden Retriever e Boxer, além do nosso famoso e popular Vira-Lata.

Algumas vezes pode ser engraçado e apesar do trabalho de ter que recolher a bagunça toda é preciso redobrar a atenção para com os cães que gostam de picar papel, pois há animais que realmente picam, enquanto que há os animais que comem. O fato de comer papel pode favorecer o aparecimento de problemas digestivos e dependendo da quantidade de papel ingerido, pode ocorrer a obstrução do intestino, ou seja, bloqueio do trânsito intestinal (fezes). Desta forma, para garantir a saúde de seu cão e sua tranquilidade é importante acabar com este comportamento, mas como?

Por que os cães picam papel

Cão picou livroVocê já parou para pensar o motivo pelo qual leva seu cão e picar ou comer papel? Muitos animais destroem as coisas de fácil acesso presentes no ambiente por distração e diversão, e esta é uma maneira destes gastarem sua energia durante o dia, principalmente quando ficam sozinhos. Há animais que gostam da sensação de rasgar o papel com a boca, ação que se assemelha com a tarefa depois de uma caça, rasgar sua presa. Outros rasgam papel para chamar atenção do proprietário, porque se sentem entediados, ansiosos ou estressados. Já para com os cães que comem papel, tal comportamento pode estar associado a deficiência nutricional.

Como fazer com que o cão pare de picar papel

O primeiro passo para evitar que os cães piquem papel pela casa ou quintal é dificultar o acesso do animal a estes materiais, ou seja, não deixe ao alcance do seu pet papel higiênico (feche a porta), livros, revistas, deveres da criança, correspondência (providencie uma caixa de correios), etc. E claro, procure gastar a energia de seu cão com outra atividade, como passeios após o horário de trabalho, e caso ele fique um bom tempo sozinho, providencie brinquedos e objetos interativos para que ele passe o tempo em atividade e interatividade.

Tais medidas também podem ser aplicadas para animais que destroem diferentes objetos, como cobertores, casinhas, tapetes, plantas, etc.

Cães destroem cobertor

Tags: O que fazer com cães que gostam de picar papel, O que fazer com cães que gostam de picar papelão, O que fazer com cães que gostam de picar papel higiênico, O que fazer com cães que gostam de picar revistas, O que fazer com cães que gostam de picar jornais.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.