Novas Matérias:
recent


Condição de Escore Corporal em cães

Seu cão está acima do peso ou abaixo? Tire a dúvida através do Escore de Condição Corporal.


Cão pesando

Para que qualquer ser tenha uma vida saudável é necessário que o mesmo disponha de uma nutrição adequada, ou seja, uma dieta equilibrada que forneça as exigências nutricionais do organismo. E quando se fala em distúrbio nutricional, os dois principais e mais comuns na clínica são a desnutrição (deficiência nutricional às necessidades) e obesidade (atendimento superior às necessidades), e ambos causam modificações importantes na fisiologia do organismo.

Uma condição corporal adequada está intimamente ligada com o equilíbrio energético do organismo do animal, isto é, sem falta e sem excesso de nutrientes na alimentação, desta forma, o animal consome toda a energia de sua dieta, não realizando estoque de gordura, que em excesso é prejudicial. Contudo, em cães o estado de sobrepeso ou de desnutrição são geralmente difíceis de serem identificados, exceto em casos extremos, sendo que para o diagnóstico correto é importante realizar a identificação do risco.

A forma mais comum de avaliar o peso é através da condição corporal e nutricional na clínica de pequenos animais, onde o ECC (Escore de Condição Corporal) é um parâmetro muito utilizado para avaliar a condição corporal dos animais, assim como a inspeção e palpação do paciente. Pelo fato de ser muito simples e fácil de ser aplicado, o ECC é muito útil na clínica, no entanto, deve ser aplicado com cautela, já que o método avalia apenas depósito de massa adiposa e não a perda de massa muscular.

Condição corporal de cães

A alimentação dos cães deve ser adequada de acordo com a idade e necessidades do animal, fornecendo assim nutrientes essenciais nas proporções e quantidades corretas. E você já pensou quanto pesa um cão de determinada raça? Qual o peso ideal para o seu pet? Confira logo abaixo uma tabela que lista o peso padrão de algumas raças de cães:

Condição de Escore Corporal Canino

Em relação à técnica ECC, esta utiliza uma avaliação através de uma escala de 1 a 9, variando de subalimentado à sobrealimentado. A maneira mais simples para realizar o diagnóstico que indica o peso ideal é quando o animal dispõe das costelas que são facilmente palpáveis, as quais são visualizadas de cima em forma de ampulheta. Já animais com abdômen abaulado a partir da última costela, com depósitos de gordura evidentes em cada lado da inserção da cauda, acima do quadril e/ou na região inguinal e cujo gradil costal não é facilmente palpável, são indicativos de excesso de peso.

Condição de Escore Corporal

De acordo com especialistas, cada ponto equivale aproximadamente o aumento de 10 a 15% do peso corporal do animal, por exemplo, um cão com ECC6 encontra-se com 20% a 30% a mais que seu peso ideal. Assim, o ECC permite também estimar a porcentagem de gordura seguindo a escala abaixo:

∙ECC 5= 17 % em machos e 20 % com fêmeas;
∙ECC 6= 22 % em machos e 26 % com fêmeas;
∙ECC 7= 26 % em machos e 31 % com fêmeas;
∙ECC 8= 31 % em machos e 37 % com fêmeas;
∙ECC 9= 35 % em machos e 43 % com fêmeas.

Assim, seguindo estas escalas, há uma representação ilustrativa dos diferentes escores de condição corporal em cães, que coloca a situação ainda mais evidente:

Ilustração de Condição de Escore Corporal em cães

E aí, qual é a Condição Corporal de seu cão? Deixe-a nos comentários logo abaixo, e caso tenha alguma dúvida, nos envie através do email PetseDicas@gmail.com ou pelas redes sociais, ou então, procure o Médico Veterinário de sua confiança.

Tags: Condição de Escore Corporal em cães, Escore corporal canino, Escore corporal cão, Escore corporal de pequenos animais, Escore corporal de animais de estimação.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.