Novas Matérias:
recent


Alergia em cães

Conheça os fatores que podem desenvolver alergia em cães e o que fazer.


Cão com alergia

E quem foi que disse que nossos amigos peludos também não podem sofrer de alergia? Assim como nós seres humanos, a alergia é um problema que acomete os animais domésticos, incluindo os cães, que visitam regularmente consultórios e clínicas veterinários com este tipo de queixa. E também como ocorre conosco, as alergias podem ser originadas a partir de inúmeros fatores e elementos que podem estar presentes em todo ambiente.

Também chamada de dermatite alérgica, a alergia é uma reação do sistema imunológico do animal que ao entrar em contato com determinada substância, o organismo reage, causando esta inflamação da pele e dentre outros sintomas. E como já dito, são inúmeros os fatores que podem levar a alergia em cães, e somente em uma consulta e conversa entre proprietário e Médico Veterinário, que a causa pode ser encontrada.

Dentre as causas, incluem alergia a determinado ingrediente presente na alimentação, a picada de pulga (DAPP – Dermatite Alérgica a Picada de Pulga), produtos químicos ou/e de limpeza, problemas hormonais, produtos de higiene (shampoo, sabonete, talco e outros). O problema também pode ser originada por fungos, bactérias e/ou ácaros.

Como saber se o cachorro está com alergia

É possível identificar um quadro alérgico quando o animal se coça com maior frequência, pele avermelhada, pequenas bolinhas de coloração vermelha ou branca, e devido à coceira intensa, feridas e queda de pelos. Ainda, o cão pode se lamber demais e o fato de coçar exageradamente as orelhas pode ser sinal de otite canina ou apenas um comportamento normal do cão, como uma mania.

Para a identificação da causa da alergia de seu cão é necessário submetê-lo a uma consulta veterinária para a realização de testes, para assim sucessivamente iniciar o tratamento correto. Por exemplo, causa bacteriana é necessário a administração de antibióticos, enquanto que para causa fúngica, antifúngico. O tratamento pode consistir em administração de medicamentos por via oral e também de medicamentos tópicos, como shampoos, pomadas e loções.

Ainda, o tratamento na maioria dos casos consiste na administração de antialérgico para reduzir o prurido (coceira) do animal, e caso o problema continua, é preciso fazer o uso de corticoides ou corticosteroides. É interessante ressaltar que os sintomas da alergia muitas vezes são confundidos com os da sarna canina por parte dos proprietários, e é por este e outros motivos que é importante levar o cachorro ao Médico Veterinário ao notar qualquer comportamento estranho.

O conteúdo não substitui uma consulta médica

Tags: Alergia em cães, Alergia em cães como tratar, Dermatite em cães, Alergia em cães sintomas, Alergia de pele em cães, Alergia em cachorro, Alergia de pele em cachorro.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.