Novas Matérias:
recent


Como vermifugar um filhote

Saiba qual é o esquema de vermifugação correto a ser seguido para um filhote.


Cão filhote defecando

Além da vacinação, a vermifugação também deve estar entre os cuidados que o proprietário deve estar atento em relação ao seu filhote, pois o controle de parasitas intestinais (protozoários e vermes) é essencial para manter a saúde do animal, já que uma infestação severa pode levá-lo a óbito. Realizando a vermifugação de maneira correta contra os parasitas, você não garante apenas uma boa saúde ao seu animal de estimação, mas também a toda sua família, pois inúmeros destes parasitas são transmissíveis aos seres humanos.

Os vermífugos são fundamentais para o desenvolvimento e manutenção da saúde de seu pet e, na teoria, toda vermifugação deve acontecer após um exame de fezes para conhecer as espécies presentes e sucessivamente realizar um tratamento especifico. Contudo, como tal manobra é na maioria dos casos inviável ao proprietário, vermifuga-se de acordo com o ciclo dos vermes mais comumente encontrados e de acordo com os hábitos e ambiente em que o animal habita.

Sintomas de filhote com verme

A infestação de vermes pode apresentar diferentes sintomas no filhote, sendo que a intensidade e frequência variam de acordo com a quantidade de parasitas e espécie. Porém, geralmente o filhote pode apresentar:

∙ Vômitos frequentes;
∙ Retardo no crescimento;
∙ Má condição de pelagem;
∙ Sinais de enfraquecimento e apatia;
∙ Espirros com eliminação discreta de catarro;
∙ Ato de coçar o “bumbum” no chão ou em determinados locais e/ou objetos;
∙ Cólicas e diarreias frequentes, geralmente com presença de muco e/ou sangue;
∙ Volume da barriga aumentado;

Esquema de vermifugação de cães filhotes

Para prevenir ou tratar seu novo amigo destes parasitas, existe um programa para vermifugar filhotes simples que deve ser seguido desta maneira:

∙ 1ª Dose: Vermífugo de amplo espectro com 3 semanas de idade;
∙ 2ª Dose: Vermífugo de amplo espectro com 6 semanas de idade;
∙ 3ª Dose: Vermífugo de amplo espectro com 3 meses de idade;
∙ 4ª Dose: Vermífugo de amplo espectro com 5 meses de idade;

O reforço deve ser realizado a cada 3 a 6 meses, sendo que o tempo de eleição é escolhido de acordo com os hábitos de seu pet.

É válido ressaltar que existem diferentes esquemas de vermifugação tanto para filhotes quanto para adultos, sendo que cada Médico Veterinário segue o programa de sua preferência. Desta forma, pode ser que o cão de sua visinha é vermifugado nos primeiros 15 dias de idade, reforçando a dose após 15 dias, e seguido de vermifugação mensal até o sexto mês de vida, o que não está errado. Assim, caso tenha dúvidas e receio quanto a vermifugação de seu cão, procure o Médico Veterinário de sua confiança.

Prevenção de verme em filhotes

Entre as medidas de prevenção de vermes em filhotes, incluem:

∙Realizar de exames parasitológicos regularmente;
∙ Manter cuidados de higiene em dia;
∙ Eliminar ou controlar parasitas como baratas, pulgas, ratos, pombos e outros;
∙ Manter o animal em piso de concreto que garante uma limpeza e higienização mais fácil, e consequentemente, elimina os locais propícios para uma reinfestação;
∙ Remover o mais rápido possível as fezes do canil, jardim ou qualquer outro local em que seu animal utilize como “banheiro”.

Qual o melhor vermífugo para filhotes?

Existem no mercado diversos vermífugos com diferentes componentes e de diferentes marcas, por este motivo, a eleição do melhor vermífugo para um filhote só pode ser realizada por um Médico Veterinário, pois a Ivermectina (substância), por exemplo, pode ser fatal para algumas raças como Border Collie, Pastor de Shetheland, Pastor Australiano e Bearded Collie.

Entretanto, os medicamentos do gênero mais vendidos no mercado incluem Drontal Plus, Drontal Puppy, Endogard, Revolution, Advocate, Milbemax e Mebendazole. O preço destes vermífugos varia de acordo com o peso do seu animal de estimação, contudo, o preço médio por dose é de R$20.

Melhores vermífugos para cães

TagsComo vermifugar um filhote, Como vermifugar um filhote de cachorro, Vermifugar filhotes com quantos dias, Vermifugar filhotes de cães, Vermifugação de filhotes caninos, Vermifugar cães recém-nascidos.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.