Novas Matérias:
recent


Como vermifugar gatos

Saiba qual é o esquema de vermifugação correto a ser seguido para gatos.


Gato usando caixa de areia

Assim como a vacinação, a vermifugação deve estar presente entre os cuidados que do proprietário para com os gatos, pois estes animais estão susceptíveis a infestação de diferentes tipos de vermes, sendo os mais comuns os nematoides (lombrigas), cestoides (tênias), ancilostomídeos e parasitas cardíacos. Há espécies que não fazem mal apenas para os gatos, mas também para os humanos (zoonoses) e para outras espécies de animais de estimação, como o cão.

Por este motivo, é necessário promover a vermifugação de gatos filhotes e adultos, com ou sem a apresentação de sintomas de infestação por parasitas. A principal forma de contágio destes parasitas é a rua, isto é, o contato de seu animal com outros animais, locais, alimento ou água infectados.

Sintomas de gato com verme

A infestação de verme pode causar inúmeros sintomas no gato, onde a intensidade e frequência estão relacionadas com a quantidade de parasitas e espécie. Contudo, geralmente o gato pode apresentar:

∙ Vômito;
∙ Diarreia;
∙ Cansaço;
∙ Palidez;
∙ Sonolência;
∙ Abatimento;
∙ Emagrecimento;
∙ Retardo no crescimento;
∙ Mucosas esbranquiçadas;
∙ Redução da resistência;
∙ Alteração no volume das fezes;
∙ Redução ou perda do apetite.

Esquema de vermifugação de gatos

∙ 1ª Dose: Vermífugo de amplo espectro com 4 semanas de idade;
∙ 2ª Dose: Vermífugo de amplo espectro com 6 semanas de idade;
∙ 3ª Dose: Vermífugo de amplo espectro com 8 semanas de idade;

Com a terceira dose, encerra-se o ciclo, e assim pode ser realizado o reforço a cada 3 a 6 meses, sendo que o intervalo entre as vermifugações varia de acordo com os hábitos do animal e é o Médico Veterinário que faz a melhor eleição. Até o gato completar 6 meses de idade, é recomendado administrar o vermífugo uma vez por mês, e após este período, a cada 3 a 6 meses.

Prevenção de verme em gatos

Entre as medidas de prevenção, incluem:

∙ Realizar de exames parasitológicos regularmente;
∙ Manter cuidados de higiene em dia;
∙ Eliminar ou controlar parasitas como baratas, ratos, pulgas, pombos e outros;
∙ Manter a caixa de areia sempre limpa, realizando a limpeza e higienização pelo menos uma vez por semana e coletar as necessidades diariamente;

Qual o melhor vermífugo para filhotes

Atualmente o mercado pet conta com a comercialização de diferentes marcas e vermífugos com principio ativo distintos, desta forma, a escolha do melhor vermífugo para seu gato pode ser realizada apenas por um Médico Veterinário, já que algumas substâncias como a ivermectina, por exemplo, pode ser fatal para algumas raças.

Entretanto, os medicamentos do gênero mais vendidos no mercado incluem Drontal Gatos, Advocate Gatos, Milbemax e Mebendazole. O preço destes vermífugos varia de acordo com o peso do seu animal de estimação, contudo, o preço médio por dose é de R$20.

Melhores vermífugos para gatos

Tags: Como vermifugar gatos, Como vermifugar gatos filhotes, Vermifugação de gatos preço, Vermifugar gatos quanto custa, Vermifugar gato tempo, Remédio para verme gato preço, Vermífugo gatos líquido.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.