Novas Matérias:
recent


Como saber se a cadela está no cio

Saiba como identificar o cio em sua cadela através de dicas simples.


Cadela fêmea

A fêmea ao atingir a sua maturidade sexual está pronta para procriar,onde ocorre o aumento dos níveis de estrogênio, liberação de óvulos pelos ovários, enfim, a cadela se perada com o cio. Mas afinal, o que é o cio? Quando a cadela está no cio, indica que o animal está em seu período fértil, onde se neste período ela tiver relações sexuais com um cachorro que não seja castrado poderá ficar prenha.

O cio é também conhecido com o ciclo estral das cadelas, fase normal e fisiológica que as fêmeas não castradas passam. É neste período em que seus óvulos amadurecem, sendo capaz de gerar filhotes. Devido a estas mudanças em seu organismo, a cadela pode apresentar alguns sinais de que está no cio, seja através do comportamento ou mudanças no corpo.

Quando a cadela entra no cio

As cadelas, normalmente, entram no cio ao longo da puberdade que acontece durante os 6 aos 24 meses de idade, sendo que o tempo exato varia de acordo com a raça da fêmea. Contudo, raças menores atingem a maturidade fértil mais cedo que raças maiores. O cio da cadela tem a duração de 3 semanas e possui intervalos de 6 a 8 meses.

Sinais de que a cadela está no cio

O cio ou ciclo estral da cadela segue um padrão fisiológico de características, sendo que na primeira semana, a fêmea apresenta a vulva inchada com ou sem corrimento de sangue. Após 7 a 14 dias deste sinal ou inicio dessa fase, a quantidade de corrimento diminui ou cessa, e nesse intervalo, muitos proprietários acreditam que a cadela não está mais no cio e acabam descuidando.

O fato é este intervalo é o momento em que acontece a ovulação, ou seja, ocorre a liberação dos óvulos pelos ovários, sendo esta a melhor fase para a cadela ficar prenha. De 14 a 21 dias após o início do cio, o corrimento vaginal reduz ou cessa completamente, apesar de que a vulva continua maior que o normal por até duas semanas, mas o risco de engravidar não acontece mais pelo fim do ciclo.

Contudo, além destes, há sinais mais fáceis de como saber se a cadela está no cio, os quais estão listados logo abaixo, confira:

∙ Vulva inchada: A vulva (parte externa do órgão genital da fêmea) se localiza abaixo do ânus, a qual aumenta de tamanho, característica principal que indica a chegada do cio. Geralmente, a vulva chega a ficar três vezes maior que o seu tamanho normal, podendo também mudar de cor, passando a ficar mais avermelhada.

Comparação de vulva normal e inchada de cadelas

∙ Sangramento vaginal: a presença de sangue na vulva indica que sua cadela entrará no cio em breve, e com a chegada deste período, a quantidade de corrimento reduz aos poucos e a coloração se
modifica, passando para uma cor acastanhada. Existem cadelas que lambem com frequência a vulva nesta fase, o que dificulta a visualização de corrimento. Contudo, procure observar o local em que o animal dorme, onde você pode observar manchas de sangue no tecido, por exemplo.
Caso você tenha interesse em cruzar a cadela, anote o dia em que iniciou o sangramento, pois a data fértil e mais propicia para gerar filhotes é 10 a 11 dias após o primeiro corrimento. Procure fazer com que ela acasale em dias alternados (um sim e outro não) durante três dias.

Cadela lambendo a vulva
∙ Lamber a vulva com frequência: observe se sua cadela lambe sem parar a vulva, sendo que este comportamento pode indicar a chegada do cio, apesar de que muitas cadelas passam a ter este hábito assim que entram nesta fase, por este motivo, este comportamento não é válido para todas.

∙ Mudanças no comportamento: a maioria das cadelas no estágio inicial do cio fica mais agitada, ansiosa e se irrita com maior facilidade. Desta forma, há fêmeas que passam a latir e se tornam mais agressivas com pessoas e outros animais de seu convívio.

∙ Comportamentos típicos de acasalamento: observe se a cadela vem montando em machos,
fêmeas ou até mesmo em suas pernas ou de visitas. Entretanto, este comportamento pode não significar que a fêmea está no cio, pois também pode indicar desejo de dominar ou de ser submissa.
Cadela com cauda levantada
∙ Posição da cauda: outro indicio de que ela pode estar no cio é a cauda enrolada ou para o lado, o que facilita o acasalamento por deixar a área genital livre. Uma forma de avaliar este comportamento é coçar ou acariciar a região da coluna lombar (próxima a cauda), e caso ela contraia as patas traseiras e leve a cauda para o lado ou até mesmo empine o “bumbum”, é sinal de cio. Em hipótese alguma introduza algo na vulva ou vagina de sua cadela para avaliar se ela está ou não no cio, tal ato pode machucar o animal.

Cuidado com a cadela que está no cio

Os machos consegue identificar e saber que há uma cadela no cio a grandes distâncias, por este motivo, ao passear na rua com sua fêmea no cio, mantenha-a sempre presa na coleira para evitar incidentes. Caso você tenha mais animais em casa, em especial machos, procure separá-los até o fim deste período, principalmente se você não quer ter filhotes e saiba lidar com o cachorro, já que há animais que ficam mais agressivos com a presença da cadela.

Para evitar este tipo de problema e consequentemente evitar o cio, a única forma segura e mais indicada é a castração. Evite o uso de medicamentos anticoncepcionais, os quais podem colocar em risco a saúde de sua cadela. Saiba quais são as “Vantagens e Benefícios da castração” acessando a nossa matéria especial, e caso tenha alguma dúvidas relaciona ao cio de sua cadela, deixe-nos sua pergunta nos comentários logo abaixo.

Tags: Como saber se a cadela está no cio, Quando a cadela tem o primeiro cio, Como saber se minha cadela está no cio, Cio cadela sangramento, Cio cadela sintomas, Cio de cadela shitzu, Cio de cadela poodle.





   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.