Novas Matérias:
recent


Como limpar o ouvido de um cachorro

Entenda o motivo e a importância de realizar a limpeza de ouvido, e aprenda a fazer esta higienização em seu pet.


Médico Veterinário realizando limpeza de ouvido em um cão


A higienização dos ouvidos é tão importante quanto a tosa higiênica e escovação dentária para que seu cachorro tenha uma vida saudável e previna alguns problemas. Desta forma, realizando a limpeza frequente do conduto auditivo de seu pet, você previne diversas doenças relacionadas a esta região, principalmente, a otite (infecção do ouvido). Contudo, para alguns proprietários esta pode ser uma difícil e complicada tarefa, já que muitos cães podem ficar ansiosos ou agitados com esta higienização.

Ceruminolítico para limpeza de ouvido de cãesA limpeza do ouvido de um cachorro de orelhas compridas ou “cheias” deve ser obrigatória, pois quanto maior a pelagem e seu tamanho, maior será o acúmulo de sujeira e a umidade, o que consequentemente aumenta as chances do desenvolvimento de algum problema auricular. Os ouvidos dos cães exigem do proprietário delicadeza e cuidado, pois consiste em uma região sensível, e por
este motivo, é necessário saber como limpá-las de forma correta para evitar lesões.

Para a realização da limpeza de ouvido em cães é indicado a utilização de um produto especifico para esta finalidade, o chamado ceruminolítico, produto este que tem como finalidade em dissolver o cerume e assim, facilitar a sua remoção com o auxílio de algodão ou gaze. Este produto é facilmente encontrado em casa de ração e em Pet Shop, tendo o preço médio de R$20 para frascos de 100 mL.

Como limpar o ouvido de um cachorro

A higienização do ouvido de cães deve ser realizada uma vez a cada duas semanas, e como produtos e ferramentas para tal tarefa, você irá precisa de um ceruminolítico, algodão ou/e gaze, e cotonete. Dependendo do temperamento e humor de seu pet você pode apoia-lo em seu colo, colocá-lo sobre uma mesa ou superfície, deitá-lo, enfim, mas na maioria das vezes é preciso o auxilio de mais uma pessoa para conter o animal em uma posição que favoreça e facilite a limpeza.

Para limpar o ouvido de um cachorro, inicie virando ou dobrando a orelha do animal para expor o ouvido externo, e aplique uma quantidade generosa do ceruminolítico no conduto auditivo. Logo em seguida, promova uma massagem leve na base da orelha para promover melhor ação do produto e dissolução da cera presente. Deixe em repouso este ouvido por aproximadamente 2 a 3 minutos, e durante este tempo, repita o mesmo processo no outro ouvido, e deixe o animal livre para que ele auxilie na limpeza com movimentos de cabeça ou coçando com as patas.

Limpeza de ouvido de cachorro com cotoneteO próximo passo consiste em remover o produto juntamente com o cerume, e para isto, utilize cotonete e também algodão ou/e gaze com o auxílio do dedo indicado. Dependendo da quantidade de cera presente no conduto auditivo será necessário utilizar grande quantidade de algodão e/ou gaze, sendo que você deve continuar o processo até observar que os mesmos saiam praticamente limpos. Caso seja necessário, é permitido aplicar um pouco mais de ceruminolítico.

A limpeza da parte externa do ouvido é praticamente a mesma forma em relação à parte interna, a única diferença é o não uso do cotonete, apenas de algodão e/ou gaze com auxílio do dedo. Caso haja grande quantidade de pelos no local é indicado que você remova-os com auxílio de máquina de tosa ou tesoura para evitar o acúmulo de cerume.

Jamais e em hipótese alguma faça o uso de outros instrumentos para a higienização do ouvido de seu pet, isto é, se não tiver cotonete, não improvise ou faça o uso de objetos pontiagudos, pois estes podem causar lesões no ouvido interno. O grande medo por parte dos proprietários é acometer o tímpano do ouvido do cão, no entanto, esta estrutura é dificilmente atingida quando realizada a limpeza de forma correta e pelo fato de que o ouvido deste animal tem a forma de “L”, o que dificulta o seu acesso.

É válido ressaltar que limpezas mais profundas e lavagem dos ouvidos são processos realizados apenas por profissionais capacitados, os Médicos Veterinários. Desta forma, caso seu cão continua com mau cheiro, produção excessiva de cerume, presença de cerume de coloração estranha, não hesite em levar seu cão para uma consulta para uma adequada avaliação.

Antes e depois da limpeza do ouvido em cachorro


Tags: Como limpar o ouvido de um cachorro, Limpar ouvido de cachorro, Como limpar ouvido de cachorro filhote, Como limpar ouvido de cachorro Poodle, Como limpar ouvido de cachorro inflamado, Como limpar ouvido de cachorro com otite, Como limpar ouvido de cachorro Shitzu.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.