Novas Matérias:
recent


Como ensinar gato a urinar no lugar certo

Seu gato não faz as necessidades no lugar certo? Saiba como ensiná-lo a eliminar esse problema.


Gato apertado para ir ao banheiro

Ter um gato ou um cão que não faz suas necessidades nos lugares certos é muito comum, contudo, quanto mais cedo combater este problema, mais facilmente o animal aprende o devido lugar para tal finalidade e assim, evita incômodos futuros. A grande maioria dos gatos quando tem a sua disponibilidade uma ou mais areias para necessidades fisiológicas, eles fazem o uso destas como um instinto natural, sem ter que precisar da intervenção do homem.

No entanto, se seu gato é uma exceção, saiba que há como resolver este problema e evitar que ela urine ou defeque em lugares inadequados, eliminando assim o mau cheiro que invade toda a casa e o trabalho de ter que remover e limpar a sujeira.

Como ensinar o gato a usar a caixa de areia

Existem inúmeras técnicas que podem ser aplicadas para esta função e é indicado que você coloque em prática todas para que consiga chegar ao resultado esperado e em menor tempo. É válido ressaltar que se trata de um treinamento, desta forma, você deverá ter paciência para auxiliar seu pet. Confira dicas de como ensinar gato a urinar no lugar certo, na caixinha de areia:

∙Os gatos geralmente voltam ao lugar onde possuem o costume de fazer suas necessidades, por este motivo, você deve realizar a limpeza o mais rápido possível para evitar que fiquem vestígios de suas necessidades em lugares que não são permitidos. Ao mesmo tempo, deixe alguns vestígios na caixa
Caixa de areia para gatos
de areia, pois o felino sentirá o cheiro, e pelo fato de não encontrar outro lugar sujo, buscarão o lugar correto. Entretanto, sem exageros, e ao notar que seu bichano se familiarizou com o novo local, faça a limpeza regularmente, sendo o indicado uma vez ao dia. Lembre-se que gatos são animais extremamente limpos e consequentemente, eles não gostam e não vão urinar ou defecar em uma caixa já cheia de necessidades.

∙Os gatos preferem lugares reservados, pois gostam de privacidade, principalmente nos momentos de fazer suas necessidades. Assim, evite deixar a caixa de areia em lugares movimentados e/ou barulhentos da casa, caso contrário, isso fará com que seu gato busque outro lugar que não será a caixa de areia. Além do local, o tipo da caixa de areia é outro fator importante, por isso, tente testar qual melhor tipo de caixa ele se adapta melhor, seja a aberta ou fechada.

∙Evite deixar que seu gato tenha acesso a casa ou em determinados locais da casa até que aprenda urinar e defecar no lugar correto. Fazendo esta limitação você fará com que ele não tenha tantas opções de onde fazer isso, e quando as alternativas são reduzidas e com a aplicação das dicas anteriores, ficará muito mais fácil treiná-lo. Aos poucos você pode dar mais espaço a ele, mas continue observando-o.

Educa PET∙Outras técnicas que podem ser aplicadas é a utilização de fita dupla-face, a qual deve ser grudada no local em que o gato tem costume de urinar. Esta técnica dificultará e promoverá incomodo ao hábito. Caso o felino urine em um determinado objeto, é indicado encapá-lo com plástico, pois ao urinar o objeto em plastificado poderá gerar respingos que voltam ao animal, e logo causar incomodo que levará ao abandono do local e hábito.

∙Como alternativa no mercado pet é possível encontrar inúmeros produtos que podem melhorar não
apenas a vida dos animais, mas também de seus proprietários, desta forma, você pode encontrar produtos que auxiliam no adestramento sanitário dos animais domésticos, os quais podem ser utilizados em ambientes internos e externos. Tal produto pode ser encontrado nas melhores lojas específicas, este em spray é aplicado nos locais em que o animal não pode urinar, deve ser reaplicado de duas a quatro vezes ao longo do dia. Um exemplo deste produto é o Educa Pet, que em embalagem de 250 mL tem o valor de R$29.90 (valor este cotado em 06/01/2016).

Para finalizar, confira logo abaixo dicas do especialista em comportamento animal Alexandre Rossi em vídeo:



Tags: Como ensinar gato a urinar no lugar certo, Como ensinar gato a urinar no lugar correto, Como ensinar gato filhote a usar a caixa de areia, Como ensinar o gato a fazer suas necessidades no lugar certo.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.