Novas Matérias:
recent


Como cuidar de peixe beta

Descubra tudo o que você precisa saber para cuidar deste lindo peixinho de aquário.


Peixe Beta em aquário

O Peixe-beta, também conhecido apenas como Betta é um dos pets considerados mais fáceis de se cuidar, pois esta espécie de peixe não necessita de filtro e seu aquário não precisa ser necessariamente grande. Uma boa alimentação e limpeza em intervalos de 15 dias do aquário e troca de água são fundamentais para que o Peixe-beta tenha uma vida saudável, mas, além disso, existem outras informações importantes que você deve saber a respeito desta espécie antes de adquiri-la.

Dicas de como cuidar de Peixe-Beta

∙Aquário: antes de adquirir um Peixe-beta é indicado que você adquira um aquário adequado ou específico para a espécie, sendo que você encontra modelos simples e baratos em diferentes estabelecimentos, como Pet Shop, casa de ração, lojas de variedades e mais. O valor de um aquário de Betta pode variar entre R$20 a R$100. No momento da compra do aquário, opte por modelos mais altos e espaçosos, e que tenham volume para no mínimo 5 litros de água, pois os betas precisam abrir sua cauda sem que a encoste no vidro ou em outros peixes.

Beta em aquário∙Manutenção do aquário: um item que muitas pessoas deixam de adquirir e que é fundamental parabeta se alimente menos e consuma sua reserva energética. A temperatura ideal da água é entre 25°C a 30°C.
o Peixe-beta, principalmente em épocas frias é o termostato, o qual controla a temperatura da água, pois quanto mais baixa a temperatura, mais lento é o metabolismo do peixe, e isso faz com que o
Os oxigenadores e filtros não são necessários, exceto se você optar por aquários decorados com plantas, para assim auxiliar na renovação da água. Ainda, o uso de filtros e oxigenadores pode ser descartado quando a limpeza do aquário for realizada a cada 15 dias.

∙Local onde deve ficar o aquário: você deve posicionar o aquário em um lugar tranquilo e longe de luz solar direta, de cheiros fortes e de fumaça. O recomendado é posicioná-lo em um local arejado, o qual garantirá tranquilidade e conforto ao Peixe-beta, e estes locais incluem a cabeceira da cama, mesa de trabalho e outros.

∙Como colocar o Peixe-beta no aquário: assim que você chegar do Pet Shop ou criadouro você deve seguir os passos abaixo:
                →1°: Preencha metade do aquário com água.
                →2°: Deixe espaço no aquário para a água que vem no saquinho junto ao peixe.
                →3°: Coloque o saquinho dentro do aquário e aguarde alguns minutos para que as temperaturas das águas se igualem, para evitar desta forma, choque térmico em seu pet.
                →4°: Remova a água e beta do saquinho e permita-o cair em sua nova casa.
                →5°: Não pegue em hipótese alguma o Peixe-beta com as mãos, pois esta é uma espécie muito delicada e com esta ação você pode machucá-lo.

∙Como fazer a limpeza do aquário: como já dito anteriormente, a troca de água e limpeza do aquário de acontecer a cada 15 dias, assim evite deixar seu peixe vivendo em água suja. Para a limpeza, siga os passos abaixo:
                →1°: Transfira metade da água do aquário em que seu peixe vive para outro recipiente.
→2°: Retire o beta do aquário com o auxílio da redinha, caso não disponha deste utensílio, você pode pegá-lo com o auxílio de um potinho de tamanho suficiente para que ele não encoste nas laterais e coloque-o no recipiente.
                →2°: Descarte o restante da água do aquário e lave-o, juntamente com as decorações.
                →3°: Com o fim da limpeza e substituição da água, devolva o Peixe-beta com a metade da água reservada em outro recipiente.
É necessário realizar esta troca de apenas metade da água do aquário para evitar choques de temperatura e mudanças bruscas de pH. Realizando a limpeza desta forma, você fará com que seu peixe fique mais resistente.

Ração para peixe beta∙Alimentação: forneça apenas rações próprias para esta espécie, onde você pode adquirir em
estabelecimentos específicos diferentes tipos e marcas de rações para betas. A mudança de ambiente (do pet shop/criadouro para sua casa e mudança de aquário) pode fazer com que o peixe fique estressado e não se alimente no primeiro dia, desta forma, é recomendado que você o alimente apenas no segundo dia com dois grânulos. Caso o beta se alimente, jogue mais três ou quatro grânulos de ração, caso contrário, cesse o alimento.
Quantos flocos de ração oferecer diariamente? A dica é oferecer grânulos que são ingeridos em no máximo, 5 minutos. Assim, ofereça aos poucos para que note o momento em que seu peixe estará satisfeito.

∙Convivência com outros peixes: o Peixe-beta é conhecido por não conviver com outro peixe da mesma espécie devido ao seu temperamento agressivo, ou seja, são ariscos com peixes da mesma espécie e os machos não devem ser mantidos em mesmo aquário.

Tags: Como cuidar de peixe beta, Como cuidar de peixe betta no inverno, Peixe beta alimentação
Como cuidar de peixe beta filhote, Como cuidar de peixes de aquário, Como cuidar peixe beta vermelho, Como cuidar do peixe beta em um aquário pequeno.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.