Novas Matérias:
recent


Vantagens e benefícios da castração

Conheça os benefícios e vantagens da castração em machos e fêmeas, e proporcione melhor qualidade de vida ao seu animal de estimação.


Cão em cirurgia

O problema da superpopulação de animais de estimação ocorre em todo o mundo, tendo relação principal com as doenças zoonóticas. A redução do número de animais abandonados é de extrema importância para garantir o controle de doenças espécies-específicas; controle de zoonoses; evitar maus tratos dos animais presentes nas ruas; e, evitar agressões a seres humanos e acidentes de trânsito.

A castração é o melhor e mais eficaz método de controle populacional de cães e gatos, pois além de racional, evita o sacrifício em massa, e evita também os riscos de doenças decorrentes do uso de drogas anticoncepcionais.

A orquiectomia e ovariohisterectomia são cirurgias mais frequentes nos consultórios veterinários, nas quais ocorre a remoção das gônadas masculinas ou femininas através de um procedimento cirúrgico sob anestesia geral. Para com as fêmeas, é realizada a remoção dos ovários (ovariectomia) ou dos ovários e do útero (ovariohisterectomia) a partir de uma incisão abdominal, enquanto que para com os machos, ocorre mais comumente a remoção dos testículos.

A castração promove inúmeras vantagens aos animais, sendo que as indicações para a castração em fêmeas e machos apresentam algumas diferenças. Nas fêmeas:
•Evita acasalamentos indesejáveis;
•Evita câncer nas glândulas mamárias, ovários e útero. Estudos apontam que o quanto antes for realizado a cirurgia, menor será a probabilidade do desenvolvimento destas doenças. Há a redução de 95% no risco de ter o tumor de mama em cadelas e 90% em gatas, quando castradas antes do primeiro cio. Em cadelas, o câncer de mama é o segundo mais frequente e em gatas, o terceiro;
•Elimina a chance de piometra (infecção uterina), complicação que atinge 60% das fêmeas, e que pode levar o animal a óbito se não operado;
•Evita os transtornos do cio, como o sangramento e miados estridentes nas gatas;
•Evita doenças como cistos ovarianos que estão associados à irregularidade de cio, pseudociese, que também pode favorecer o tumor de mama;
•Evita doenças sexualmente transmissíveis, como TVT (tumor venéreo transmissível);
•Reduz problemas de pele relacionados à produção hormonal ou a baixa de imunidade que ocorre durante o cio;
•Ficam em geral mais calmas e afetuosas;
•Não engordam desde que seja feita uma alimentação correta;
•Não atrapalha a rotina da casa devido ao cio que acontece duas vezes ao ano com as cadelas e a cada três meses com as gatas;
•Evita gravidez indesejada, fugas de casa e abandono da cria após gestação;

Os benefícios da castração em machos são:
•Redução de fugas;
•Evita agressividade estimulada por excitação sexual;
•Controla a população de animais, diminuindo o número de animais de rua, e consequentemente, os maus tratos e abandono;
•Reduz a demarcação de território e, também o odor forte da urina dos gatos;
•Evita alterações na próstata como o câncer, hiperplasia e inflamações na meia idade;
•Reduz infecções de urina, hérnias perineais e tumores testiculares;
•Evita o constrangimento do cão agarrando pernas e braços de visitas.

Atualmente, existe uma grande variedade de protocolos anestésicos, de técnicas cirúrgicas e de monitorização anestésica, que tornaram os riscos mínimos, mas que não descartam a necessidade de uma avaliação pré-cirúrgica para melhor eleição do protocolo.

A esterilização é um procedimento pouco invasivo e de pequena cicatriz que não modifica a estética do animal. No período pós-operatório, por prescrição médica, é recomendado o uso de colar elizabetano e/ou roupa cirúrgica a fim de evitar que o animal lamba, mordisque e/ou puxe os pontos, evitando, desta forma, a infecção do local de incisão.


A castração se mostra vantajosa tanto para o animal quanto para com a sociedade, pois tem recuperação pós-operatória tranquila e rápida, assegura sua saúde, e o procedimento evita proles indesejadas.

Esquema do crescimento populacional de animais que vivem nas ruas

Tags: Vantagens e benefícios da castração, Vantagens da castração de cães, Vantagens da castração de gatos, Benefícios da castração de fêmeas, Benefícios da castração de machos.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.