Novas Matérias:
recent


Médico Veterinário e Saúde Pública

O Médico Veterinário conta com mais de 100 atividades profissionais, incluindo entre elas a Saúde Pública. Saiba como este profissional atua para garantir a saúde dos animais e dos seres humanos.

.
A importância do Médico Veterinário na Saúde Pública

O Médico Veterinário é visto e conhecido pela sociedade apenas como aquele profissional que tem como intuito preservar a saúde dos animais, sejam eles pequenos e grandes animais, e selvagens e silvestres. Assim, concretizando sua atividade, o veterinário deve assegurar a produtividade dos rebanhos, controle de parasitas, reduzir a transmissão de doenças entre os animais e humanos (zoonoses), e outras.

Entretanto, o Médico Veterinário possui inúmeras de opções de atuação, como por exemplo, garantir a qualidade dos produtos de origem animal é apenas uma das mais de 100 atividades profissionais desempenhadas pelos Médicos Veterinários. Estes profissionais atuam no melhoramento genético das espécies, na pesquisa agropecuária, nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família e em muitos outros setores. Desta forma, ser Médico Veterinário é saber equilibrar como ninguém a saúde animal, a saúde humana e a saúde do nosso planeta.

Médico Veterinário em Saúde Pública
Médico Veterinário atuante no Núcleo de Apoio a Saúde da Família
Desta forma, o Médico Veterinário e a Saúde Pública consiste na aplicação dos conhecimentos,
técnicas e recursos da veterinária para com a proteção e aprimoramento da saúde humana assim este profissional trata-se de um sanitarista de grande excelência e importância no mercado.

As funções realizadas pelos Médicos Veterinários em Saúde Pública são dividas em áreas, incluindo aquelas relacionadas à saúde animal, a de caráter biomédico, a de atuação na clínica de pequenos animais em saúde pública, de administrador em saúde publica, e fiscal de produtos alimentícios de origem animal.

O Médico Veterinário também é o profissional responsável:
∙Pela fiscalização de estabelecimento de interesse a saúde de bens de consumo como indústria, cozinhas industriais, abatedouros de animais, açougues, supermercados e hipermercados;
∙Pela fiscalização de estabelecimentos de interesse a saúde, isto é, relacionado a serviços de atividades veterinárias como hospitais, consultórios, clínicas, laboratórios de análises clínicas, muitos outros;
∙Pela fiscalização zoosanitária em imóveis comerciais e residências;
∙Pelo manejo da fauna sinantrópica;
∙Pela participação no Controle Social do SUS;
∙Pelo desenvolvimento e execução de programas zoosanitários;
∙Pela ação integrada com a vigilância epidemiológica em surtos alimentares e outros;


Enfim, o Médico Veterinário é muito importante não apenas para a saúde dos animais, mas também para a nossa saúde, e ele se faz presente na cadeia alimentar. Caso tenha alguma dúvida em relação a atuação do Médico Veterinário na Saúde Pública você pode acessar o site do Conselho Regional ou Federal de Medicina Veterinária, página em que você obtém acesso a todas as legislações deste profissional.

Médico Veterinário na Saúde Pública

Tags: Médico Veterinário e Saúde Pública, Médico Veterinário na Saúde Pública, A importância do Médico Veterinário na Saúde Pública.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.