Novas Matérias:
recent


Como saber se o cachorro está feliz

Saiba se o seu cachorro está feliz através de alguns sinais comportamentais.


Cachorro sorrindo

Qual é o proprietário de cachorro que nunca que se perguntou se seu animal de estimação está realmente feliz, que atire a primeira pedra. Assim como nós, em determinados momentos, os animais podem não estar tão feliz quanto aparentam. Mas antes de citarmos os chamados sinais de um cachorro feliz, você sabe o significado de felicidade?

De acordo com o dicionário português, a felicidade é o estado de quem é feliz, ventura, bem-estar, contentamento, bem aventurança. E em relação aos cachorros, a felicidade é transmitida através da linguagem corporal, já que os mesmos infelizmente não possuem a capacidade de interagir conosco a partir da fala.

Como saber se o cachorro está feliz?

Um sinal muito comum e que todo proprietário adora, e que também se irrita às vezes é pela gigantesca euforia e felicidade quando chega em casa. A famosa “festa” de quando você chega é a recepção mais comum de felicidade, e se ela não conta com estragos em móveis, objetos, plantas e outros, isto significa, que seu cão passou o tempo de forma calma, sem ansiedade.

Os animais estressados geralmente tendem a lamber as patas com maior frequência, o que promove o aparecimento de manchas nos pelos e/ou feridas entre os dedos. Em casos mais severos, pode ocorrer a remoção dos pelos por conta da ansiedade e estresse. Desta forma, se o seu cão não apresenta este sinal, indícios de felicidade se fazem presentes. Contudo, se seu animal apresente este tipo de comportamento é importante realizar uma avaliação dos pelos e patas para certificar de que não há problemas de pele, parasitas ou qualquer outro desconforto que leva a necessidade de lamber, coçar e morder tais regiões. Por este motivo, havendo alguma alteração, não hesite em consultar um Médico Veterinário.

Uma das formas de demonstrar saúde e confiança ao dono é segui-lo por toda a casa, enquanto que na presença de alguém que não transmita confiança, os animais tendem a se recolher. Os animais podem ficar prostrados por algo que ocasione incômodo, como dor por lesão ou doença, além pela desconfiança, então, fique de olho.

Algo que parece óbvio é a atividade, isto é, exercícios físicos e brincadeiras, ou seja, animais brincam apenas quando estão bem, assim se o seu cachorro queira brincar todos os dias, saiba que este é um ótimo sinal de boa saúde e de felicidade. Por este motivo, sempre reserve um tempo para se divertir com seu amigo, e ainda, espalhe brinquedos dos mais diferentes tipos para que ele possa interagir na sua ausência, algo que ajuda também a evitar a ansiedade e consequentemente, a destruição de coisas. Ainda, sempre que possível, passeie com seu cão para que ele tenha contato com outros ambientes, pessoas e animais.

Cães dispostos e felizes, e claro, com boa saúde, se alimentam todos os dias, assim como nós humanos. Quando animal está deprimido, o mesmo tende a não se alimentar. Por este motivo, se o seu amigo vem apresentando bom apetite, este é um bom sinal de felicidade. Contudo, é válido ressaltar que um cão adulto deve se alimentar duas vezes ao dia ou conforme a orientação do Médico Veterinário. Ainda, é importante dizer que apetite exagerado não deve ser considerado como “felicidade exagerada”, e deve ser investigado.

Lembre-se sempre que para manter a felicidade de seu cachorro é preciso ter cuidados tanto com a saúde física quanto mental do mesmo. Os animais são extremamente sensíveis ao ambiente em que vivem, tendo seu humor influência de acordo como são tratados. Desta forma, um lar com carinho e amor desenvolve um animal feliz, carinho, alegre e amoroso. Por isso, garanta que ele tenha alimento e água fresca, leve-o para passear, dê de presente brinquedos, dê muito carinho e atenção, garanta uma higiene adequada tanto em relação ao ambiente quanto a higiene do próprio animal, e leve-o regularmente ao Médico Veterinário.


Para finalizar, dê atenção aos mínimos detalhes de seu cachorro, sabemos o nosso dia-a-dia é corrido, com milhões de tarefas a serem cumpridas, e que pensamos apenas em internet, rede social, TV e outras coisas da atualidade. A única coisa que eles querem é você, e eles têm apenas você. Assim, para ajudar a identificar os mínimos detalhes e sinais de felicidade de um cachorro, confira logo abaixo a imagem que demonstra os mais diversos comportamentos dos cães e seus possíveis significados:

Comportamentos dos cães e seus significados
Tags: Como saber se o cachorro está feliz, Sinais de que o cachorro está felizComo saber se o cachorro é feliz, Sinais de que o cachorro é feliz




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.