Novas Matérias:
recent


Como deixar o cachorro sozinho

Saiba como proporcionar um ambiente confortável e feliz para seu cachorro na sua ausência.


Cachorro sozihno olhando a janela

Você já se perguntou o que seu animal de estimação apronta enquanto você está for de casa? Todo proprietário de cachorro certamente se questionou sobre e o que temos certeza é de que cão sozinho não pode ser sinônimo de tédio, estresse ou/e tristeza. Antes de conferir algumas dicas de como deixar o cachorro sozinho em casa, bem e confortável, o Pets & Dicas gostaria de lhe apresentar um vídeo.

O vídeo a seguir consiste no registro da reação de um cachorro sozinho em casa, enquanto que seu dono sai para realizar atividades fora do ambiente residencial. Nas imagens é possível notar que o animal não gosta nenhum pouco de ficar sem a companhia de seu dono, onde a principio o cachorro fica parado frente à porta esperando-o voltar logo. Em seguida, corre pela casa, olha para a janela procurando seu dono. Para finalizar, triste, o animal começa a uivar. Assista:


É por este e outros motivos que devemos nos atentar aos detalhes para o nosso amigo não fique entediado, estressado ou triste. Animais que passam muito tempo sozinhos em casa ou no apartamento devem dispor de cuidados maiores, e a principal dica é: um ambiente legal é mais divertido.

Esta dica não é exclusiva apenas aos animais, mas também para nós humanos. Imagine você viver em um ambiente chato e solitário por meses e anos, verdadeiramente não é fácil suportar, principalmente se você for uma pessoa cheia de energia, curiosa e ativa. Por natureza, as espécies precisam de interação com o ambiente e com outros indivíduos, além de outras características que não combinam com ambiente que não garantam o bem-estar.

Já pensou em ter mais um animal de estimação para fazer companhia ao seu amigo enquanto você está fora? Certamente, a companhia de um ser de mesma espécie pode amenizar o estresse, tédio, solidão e promover a interação e tantos outros pontos positivos. No entanto, se você possui limitações para ter mais um, para deixar o cachorro sozinho mais feliz é necessário que você crie desafios, mude a rotina do animal, aumente seu conhecimento em relação ao comportamento canino, saiba quais são as necessidades naturais de um cão, aceite um pouco de sujeira visando o bem-estar de seu amigo.

Como colocar isso tudo em prática? É fácil. Confira logo abaixo as dicas de como deixar o cachorro sozinho:

∙Estimule o exercício dentro de casa com seu cão através de brinquedos e/ou objetos que ele goste de interagir. Uma forma simples e prática é amarrar de forma segura, uma corda em um lugar alto para que ele tente pegá-lo.

∙Não alimente seu cachorro apenas da forma convencional, ração na tigela, subdivida a alimentação do mesmo, e ofereça alimento a partir de outros métodos, como, por exemplo, estimular o cão a farejar e procurar o alimento escondendo-o atrás de objetos, pela casa ou no interior de brinquedos específicos para esta finalidade.

∙Seu cachorro tem um local predileto para passar o dia? Então, crie obstáculos que o faça desenvolver uma nova forma de chegar até este local. Mas lembre-se, a ideia principal é dificultar e não impedir.

∙Ofereça brinquedos que possam ser roídos e destruídos. Ofereça também ossos para que ele perca tempo roendo, que além de contribuir na redução do estresse, auxilia na saúde dos dentes.

∙Caso você tenha quintal ou uma área externa, porque não disponibilizar a ele uma caixa de areia em alguns dias da semana? Isso fará com que ele coloque em prática seu instinto de fazer buracos e de esconder brinquedos. Para controlar a bagunça, selecione determinados dias da semana para a disponibilização da caixa, e limite o acesso do animal em outros locais da casa.

Além destas dicas, você pode pensar em várias outras buscando o enriquecimento ambiental e saúde animal de seu cachorro.Lembre-se de que qualquer ambiente pode ser divertido e inovador, basta ter ideias e use a criatividade, assim você garantirá um lugar legal para seu cão viver.

Cachorro triste e sozinho em casa

Tags: Como deixar o cachorro sozinhoComo deixar o cachorro sozinho em casaComo deixar o cão sozinhoComo deixar o cão sozinho em casaComo deixar o cachorro sozinho no apartamentoComo deixar o cachorro sozinho durante o dia.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.