Novas Matérias:
recent


Sintomas que você não pode ignorar no seu pet

Confira alguns dos sinais que seu animal de estimação pode usar para te mostrar que há algo de errado!


Sinais que você não pode ignorar no seu pet

Infelizmente os animais de estimação não conseguem falar como nós seres humanos, contudo, tais criaturas conseguem demonstrar que há algo de errado. Desta forma, é necessário que você conheça o seu animal de estimação, tenha contato diário para que consiga notar o mais rápido possível qualquer alteração de comportamento ou surgimento de algo. Assim, há sintomas que você não pode ignorar no seu pet, os quais encontram-se listados logo abaixo:

1. Cães com o comportamento de andar de um lado para o outro e de inquietação pode indicar dor, sofrimento, desconforto ou estresse. Verifique o ambiente em que o animal reside e leve o mesmo para um exame clínico no veterinário.

2. Animais que tentam vomitar, mas que não eliminam nenhum conteúdo durante determinado tempo pode indicar alguns problemas, como ingestão de corpo estranho, intussuscepção, torção gástricas e outras. Contudo, a náusea improdutiva pode acontecer em gatos por tempo curto devido a bolas de pelos, as quais logo são eliminadas.

3. O colapso ou desmaio é verdadeiramente sempre que preocupante e exige atenção do proprietário do animal, mesmo quando se recupere de forma rápida. Desta forma, seu pet deve ser encaminhado para um médico veterinário o quanto antes para a realização de exames, já que tais sinais clínicos podem indicar desde uma anemia a até ataque cardíaco, convulsão discreta, distúrbios metabólicos ou cerebrais.

4. O emagrecimento e anorexia podem estar ligados a diferentes causas, como emocionais, infecções lesões em boca e/ou estômago, ração de má qualidade, diabetes, hipertireoidismo, dor e outras. Em animais jovens e mais idosos é necessário realizar a reposição eletrolítica o quanto antes, assim como investigar a causa rapidamente. Desse modo, os animais adultos não devem ser descartados para com este protocolo.

Sinais que você não pode ignorar no seu pet5. Animal com um ou ambos os olhos vermelhos pode ser sinal não específico de inflamação ou infecções, principalmente quando o animal apresenta coceira constante, o que pode levar a lesão da córnea. Alguns problemas podem ser causadores destes sinais clínicos, como aumento da pressão intraocular, conjuntivites alérgicas, blefarites, glaucoma e outros.  Desta forma, não hesite em levar seu pet ao veterinário.

6. Animal de mucosas ocular, oral e pele de coloração amarelada indica icterícia, enfermidade resultante do acúmulo de bilirrubina no sangue, o que indica problemas hepáticos ou doenças agudas que promovem a lise (quebra) das hemácias. Tal problema tem como causa hepatite, leptospirose, doenças transmitidas por carrapato, determinadas substâncias tóxicas (envenenamento) e outras.

7. Você vem percebendo que seu animal faz a posição para urinar e apesar do esforço nada é excretado? A dificuldade de urinar acompanhada de vocalização ou a frequente lambedura da região urogenital pode indicar problemas urinários. A causa pode estar relacionada com infecção renal aguda, presença de cálculos (popularmente conhecidas como pedras), insuficiência renal e outros. Independente de qual seja, o problema deve ser resolvido o mais rápido possível.

Estes são alguns dos principais problemas que podem acometer seu animal de estimação, em especial cães e gatos. Contudo, como notado, toda e qualquer alterações comportamental de seu pet deve ser avaliada e independente da situação, quando houver dúvidas recorra a um médico veterinário. Evite buscar auxílio com balconistas de Pet Shops e/ou farmacêuticos, pois estes não estão capacitados para garantir a saúde de seu animal de estimação, diferentemente deste profissional que possui toda a instrução e experiência necessária para driblar tais possíveis problemas. E lembre-se da posse responsável, a qual deve fazer parte da vida de qualquer proprietário de animal, seja lá qual for a sua espécie.

Tags: Sintomas que você não pode ignorar no seu pet, Sinais que você não pode ignorar no seu pet, Comportamento que você não pode ignorar no seu pet, Sintomas que você não deve ignorar no seu pet,





   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.