Novas Matérias:
recent


Como cuidar de um gato após castração

Saiba quais os cuidados que devem ser tomados nas primeiras 24 horas após a cirurgia de seu gato.


Como cuidar de um gato após cirurgia

Também conhecida como esterilização, a castração em gatos é a única alternativa para a prevenção da reprodução indesejada e do surgimento de diferentes doenças, principalmente, doença venérea. Para com o macho, a castração tem-se o nome de orquiectomia, procedimento em que é realizada a remoção dos testículos. Já na fêmea, o procedimento cirúrgico tem como nome ovariosalpingohisterectomia em que se realiza a remoção de ovários, trompas e útero.
Apesar de simples, esta cirurgia necessita de importante acompanhamento antes e após a sua realização, e por este motivo, o proprietário deve tomar algumas medidas para cuidar de seu gato ou gata. É importante ressaltar que a recuperação “total” tem o prazo de 10 a 14 dias.


Como cuidar de um gato após castração?

Algo bastante perceptível por parte dos proprietários dos felinos é o fato do animal permanecer imóvel, em repouso ou dormir por longas horas após a realização da cirurgia, algo que é considerado normal. É comum que seu gato ou gata demore em voltar totalmente da anestesia, sobretudo, quando o protocolo anestésico consiste em fármacos dissociativos, o qual possui elevado tempo para ser metabolizado pelo organismo.

Quando liberado para ir a casa, busque oferece ao máximo de conforto ao seu bichano. Então, aumente os cuidados para com o transporte do animal, e ao chegar a sua residência, proporcione um ambiente quieto e quente para que ele possa repousar com tranquilidade. Após a cirurgia, é comum os animais se sentirem desorientados por horas, tempo este que pode variar de 18 a 24 horas, assim neste período os animais podem cambalear e tropeçar em móveis e objetos, podendo sofrer lesões ou se machucar.

Como cuidar de um gato após cirurgiaAinda por conta do efeito do anestésico é indicado manter seu gato longe do contato dos outros animais de
estimação e de crianças para evitar brigas e também excitação do mesmo. Entretanto, há animais que podem voltar rapidamente da anestesia, e caso este seja o caso de seu felino, procure mantê-lo na gaiola ou caixa de transporte para ajudar na recuperação pós-cirúrgica.

Com o fim do efeito da anestesia, o seu gato pode sentir maior desconforto e até mesmo dor no local da cirurgia. Por este motivo, as fêmeas necessitam fazer o uso do colar elizabetano ou de roupa pós-cirúrgica para evitar mordidas ou lambidas nos pontos, o que pode promover o rompimento dos mesmos e promover a abertura da incisão. O colar ou a roupa não deve ser removido até que a cicatrização esteja recuperada, tempo este estimado de aproximadamente 7 dias, período em que se remove os pontos.



Quando posso oferecer comida?

A alimentação de seu gato pós-castração deve ser modificada quanto à quantidade, isto é, você deve oferecer apenas metade ou um terço do total ingerido de costume, pois o animal está em recuperação, e como efeito anestésico, pode ocorrer náusea e vômito. No entanto, caso seu gato não se alimente de ração, é importante oferecer comida sem tempero, como arroz branco, frango sem pele e outros.


Por fim, redobre a atenção para com os medicamentos indicados para o pós-cirúrgico de seu animal de estimação, os quais foram prescritos pelo médico veterinário. E caso seu gato ou gata apresente algo alteração ou comportamento estranho durante os primeiros dias após a castração, não hesite em recorrer ao médico veterinário responsável.

Tags: Como cuidar de um gato após castração, Quais os cuidados para gato após castração, Como cuidar de um gato após cirurgia, Como cuidar de um gato depois castração.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.