Novas Matérias:
recent


Como cuidar de um cachorro após a castração

Descubra quais são os cuidados e recomendações que devem ser tomadas nas primeiras 24 horas após a cirurgia de seu cão.

Como cuidar de um cachorro após a  cirurgia

A castração ou esterilização de cachorros é a única forma de prevenir a gravidez indesejada e também a probabilidade do aparecimento de diferentes doenças. No macho dá-se o nome de orquiectomia, procedimento que consiste na remoção dos testículos do animal. Já na fêmea, a castração tem-se o nome de ovariosalpingohisterectomia, cirurgia em que se remove o útero, trompas e ovários.

Por mais simples que possa parecer este procedimento, tanto quanto durante e após a castração, é importante que o animal seja acompanhado e deve receber atenção especial. É necessário tomar algumas medidas para cuidar de seu cachorro ou cachorra, sendo que a recuperação “total” leva de aproximadamente 10 a 14 dias.


Como cuidar de um cachorro após a castração?

Um dos principais pontos que deixa muitos proprietários apreensivos e até mesmo nervosos é o fato de que após a castração, seu animal de estimação permanece em repouso, imóvel ou dorme ao longo de muitas horas, algo que é normal. Seu cão ou cadela pode demorar um pouco para voltar totalmente da anestesia, principalmente quando se faz o uso de anestesia dissociativa, a qual leva maior tempo para ser metabolizada e eliminada pelo organismo.

Assim que seu cachorro receber alta e liberado para ir a casa, procure proporcionar o máximo de conforto ao animal. Desta forma, redobre os cuidados no transporte da clínica ou hospital até sua residência, e chegando a casa proporcione um ambiente quente e quieto para que ele possa repousar. Contudo, há casos em que o animal pode voltar rapidamente da anestesia, e se for o caso de seu cachorro, procure mantê-lo na caixa de transporte ou gaiola para auxiliar na recuperação.
Cachorro com roupa pós-cirúrgica

É preciso manter o animal longe do contato de outros animais de estimação e de crianças para evitar excitação, e assim evitar que os pontos sejam rompidos. Depois do procedimento cirúrgico é comum que o animal sinta um pouco de desconforto e dor no local, principalmente após o termino do efeito da anestesia. Desta forma, principalmente para as fêmeas, se faz necessário o uso de colar elizabetano, produto que pode ser encontrado facilmente em pets shop, casas de ração, hipermercados e outros estabelecimentos. Também conhecido como cone ou abajour, o colar elizabetano não deve ser removido até que a cicatrização esteja recuperada, tempo este estimado de aproximadamente 7 dias, período em que se remove os pontos. Entretanto, caso prefira, você também pode optar pelo uso de roupas pós-cirúrgicas.

Ainda, após a realização da cirurgia, há animais que podem se sentirem desorientados por algumas horas, variando entre 18 a 24 horas, e estes fatores podem deixar o cachorro mais propenso a morder outros cachorros ou animais, e até mesmo crianças. E também, por este motivo é importante colocá-lo em um ambiente que não ofereça perigo, já que pelo fato de cambalear e tropeçar os passos, seu cão pode bater a cabeça e/ou se machucar.


Quando posso oferecer comida?

Você pode oferecer ração ao notar que seu cachorro voltou quase que por completo da anestesia, ou seja, quando ele consegue permanecer sentado e deixa de apresentar desorientação. Contudo, caso seu animal de estimação não se alimente apenas de ração, procure oferecer comida sem tempero, como por exemplo, arroz branco, frango sem pele. Ofereça metade da quantidade de costume e lembre-se que a anestesia pode causar náuseas e vômitos, portanto, é normal este tipo de comportamento.

Quanto ao medicamento, não se esqueça de realizar a administração medicamentosa nos horários indicados pelo médico veterinário, sendo que na maioria dos casos é indicado antibiótico, o qual exige rigorosa pontualidade na administração. Caso seu cachorro apresente qualquer comportamento estranho, não apresente interesse pela comida nos dias seguintes, não evacua ou urine, enfim, ao notar qualquer alteração não hesite e procure o medico veterinário responsável.

Tags: Como cuidar de um cachorro após a castração, Quais são os cuidados com um cachorro após a castração, Como cuidar de um cachorro após a cirurgia, Como cuidar de um cachorro depois da castração.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.