Novas Matérias:
recent


Vômito e diarreia em cães: Causas e tratamento


Vômito e diarreia intensos podem promover quadros severos de desidratação e levar o animal a óbito. Portanto, saiba mais sobre as possíveis causas e o que fazer!


Quando não tratados e intensos, o vômito e diarreia podem levar o animal à desidratação severa em um pequeno espaço de tempo, o que pode levar o animal a morte. Então, o que fazer a princípio? Primeiramente deve-se levar em consideração as possíveis causadas do vômito, as quais podem ser diversas, incluindo tosse severa que devido ao esforço para tossir pode haver casos de vômitos; doenças virais ou bacterianas como cinomose, infecção uterina (piometra em fêmeas), parvovirose e outros; intoxicações por anti-pulgas, inseticidas inadequados ou excesso, e outros produtos inseticidas usados em casa; dor abdominal intensa causadas por problemas renais ou hepáticos, torções no intestino ou estômago.


Causas de vômitos

O vômito pode estar relacionado com inúmeras causas, no entanto, não é possível determinar a doença se apenas este sinal clínico estiver presente, sendo que na maioria dos casos, o vômito tem apresentação espumosa e incolor, características de suco gástrico, podendo ou não conter restos alimentares. Ainda, pode ter apresentação amarelada que indica refluxo de bile. Assim, o animal que você em excesso corre o risco de desidratação por não absorver líquidos necessários para manter-se hidratado, além do organismo enfraquecer e entrar em desequilíbrio.

Presença de sangue no vômito nem sempre exige preocupação, já que o sangue expelido pode ser consequente de rompimentos de pequenos vasos durante o esforço do vômito. No entanto, quando há presença de grandes quantidades de sangue, o motivo pode ser envenenamento e objetos pontiagudos engolidos pelo animal.  Em gatos é comum a presença de bolas de pelos em vômitos, enquanto que em cães pode também ocorrer esporadicamente sem que signifique doença. A ingestão de grama pelo animal ocorre quando há desconforto gástrico ou intestinal, ato que estimula o vômito para alivio digestório.


Causas de diarreia

Dentre as causas de diarreia incluem vermes, intoxicações, virose, mudanças de alimentação bruscas ou ingestão excessiva de alimentos e estresse. A diarreia promove a perda de líquido através das fezes, as quais podem ser pastosas ou aquosas, sendo que quando intensa causa desidratação severa rapidamente. Mesmo em casos em que o animal continua bebendo água, a perda de líquido através da diarreia é maior que a reposição, o que pode promover desequilíbrio no organismo, promovendo alcalemia. Como consequência, o cão se torna apático, fraco e pode sofrer com tremores devido à dor abdominal causada por cólicas.


Vômito e diarreia em cães, o que fazer?

Caso o animal esteja vomitando alimentos e água, procure suspender ambos e procure um médico veterinário o quanto antes. O mais importante é avaliar se o animal está ou não desidratado, e para isso puxe a pele do mesmo na lateral do corpo, onde caso a pele demore a voltar, há desidratação. Caso a pele não volte, o quadro clínico de desidratação é grave, o que pode levar o animal a sofrer de choque. Desta forma, também leve-o ao médico veterinário o mais rápido possível.

Em casos de vômitos e diarreia é importante retirar o alimento, deixando-o em jejum de 12 a 24 horas para a recuperação do estômago e intestino. No entanto, caso o animal beba água e vomite, também retire os líquidos. Ainda, ofereça pequenas quantidades de soro caseiro diversas vezes ao dia através de seringa para auxiliar na administração do líquido. Mas, se o soro provocar vômitos, suspenda-o. Entretanto, a hidratação oral não tem eficácia em casos de desidratação grave, e por este motivo, use-o apenas quando não encontrar um médico veterinário.


Para fazer o soro caseiro você precisará de 200ml de água fervida ou filtrada, uma colher de sobremesa de açúcar e uma pitada de sal.

Tags: Vômito e diarreia em cães: Causas e tratamento; Vômito e diarreia em cães; Causas de diarreia em cães; Causas de vômito em cães; Tratamento de diarreia em cães; Tratamento de vômito em cães.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.