Novas Matérias:
recent


Por que algumas gatas comem seus filhotes?


Por que gatas comem seus filhotes? A gata mãe tem algum problema? Saiba mais e tire suas dúvidas sobre este ato considerado normal pelos médicos veterinários!



Quem é que nunca ouviu falar ou simplesmente já viu alguma gata comer seus filhotes? É muito comum se deparar com estes casos, em que os felinos até são considerados canibais. Mas será este ato comum? Representa algum problema psicológico ou mental da gata mãe? De acordo com médicos veterinários, algumas gatas comem seus filhotes por diferentes motivos e hipóteses, apesar de cientificamente nenhuma delas serem comprovadas, mas as mais prováveis são:


Por que algumas gatas comem seus filhotes?

Filhote fraco ou menor que os demais filhotes: Quando levado em consideração este fator, a mãe age por instinto, ou seja, quando ela percebe que um dos filhotes tem menor chance de sobrevivência que os demais da cria. Trata-se da chamada seleção natural, isto é, a mãe ao notar que o filhote não tem chances de sobreviver ou poderá sofrer futuramente, ela simplesmente o mata para poupá-lo, é como se a mãe desistisse de seu filhote.

Filhote com má formação: Outro motivo pelo qual há algumas gatas que comem seus filhotes é quando os filhotes nascem com determinados tipos de má formação que também leva a mãe agir por instinto como o fator anterior. Desta forma, a mãe come o filhote pelo fato dele não conseguir sobreviver, algo que aconteceria normalmente na natureza, e há casos em que a mãe coma todos ou a grande maioria por impulso.

Mãe com carência nutricional: Quando a mãe está sofrendo com déficit de certos nutrientes, a mesma pode comer seus filhotes ou também abandoná-los, já que na maioria das vezes ela pode ser incapaz de amamentá-los.

Durante a limpeza do cordão umbilical: O fato dos gatos possuírem a língua muito áspera pode fazer com que durante a limpeza o cordão umbilical seja cortado, levando ao sangramento. E com a finalidade de limpar o sangue, a gata lambe o filhote compulsivamente que promovem machucados e lesões na pele sensível do filhote recém-nascido. Isso pode fazer com que a gata identifique que seu filhote possui algum tipo de má formação, levando-a a comê-lo por instinto.

Estas são as possíveis hipóteses para explicar o fato de algumas gatas que comem seus filhotes, hipóteses válidas também para outras espécies de animais, incluindo cães. Em todo caso, fique atento (a) durante o parto para evitar este tipo de problema, e caso a gata já tenha eliminado um filhote, tenha atenção redobrada para evitar este tipo de comportamento.

Tags: Por que algumas gatas comem seus filhotes; Por que gatas comem seus filhotes; Gatas que comem seus filhotes.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.