Novas Matérias:
recent


O que é PIV e quais as vantagens da Produção in Vitro


Saiba mais sobre a PIV, Produção in vitro, incluindo suas vantagens e seu panorama atual para com os embriões!



A PIV, é a silga utilizada para designar a produção in vitro, a qual trata-se de uma biotecnologia que tem como finalidade a produção de embriões fora do organismo animal, isto é, em condições laboratoriais. Este processo conta com a combinação de diversos processos independentes, que inclui a obtenção de ovócitos imaturos que são aspirados diretamente dos folículos ovarianos através de punção folicular, maturação e fertilização de ovócitos in vitro, cultivo de embriões in vitro, e transferência de embriões em fêmeas receptoras (denominadas de barrigas de aluguel).


Vantagens da PIV

Os principais objetivos da produção in vitro são o melhor aproveitamento de matrizes de elevado valor energético e, a conservação e regeneração de animais em perigo de extinção. Dentre as vantagens da PIV, destacam-se:

∙Conservação e regeneração de espécies de animais em perigo de extinção.
∙Utilização de gametas post-mortem, isto é, após a morte do animal.
∙Facilitação do transporte e comercialização do material genético através de embriões congelados.
∙Permite o uso de fêmeas pré-puberes, em vacas no início da gestação, em fêmeas lactantes, em fêmeas com subfertilidade adquirida e em fêmeas senis (velha).
∙E trata-se de uma ferramenta para a realização de outras biotecnologias, incluindo a ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides), clonagem por transferência nuclear e transgenia.


Quando surgiu a PIV

O primeiro mamífero nascido por meio da técnica de produção in vitro ou fertilização in vitro foi o coelho no fim da década de 50, mais precisamente em 1959. Alguns anos depois, na década de 70, após muitos estudos e pesquisas com a finalidade de melhorar a técnica, outros animais participaram da PIV ou FIV, sendo o ovino e suíno devido ao seu curto tempo de gestação. Já para com os seres humanos, o primeiro bebê nasceu em 1978 através desta biotecnologia, e de acordo com pesquisas, em 2003 mais de um milhão de crianças foram concebidas por meio desta técnica. E no início da década de 80, em 1982, ocorreu o nascimento do primeiro bezerro sadio por Brackett.


Panorama atual da PIV de embriões

De acordo com os números, o Brasil é o líder na produção e comercialização de embriões via produção in vitro, sendo que a PIV vem sendo de forma gradativamente inserida aos projetos de produção.

Tags: O que é PIV e quais as vantagens da Produção in Vitro; O que é PIV; Quais as vantagens da Produção in Vitro; Produção in vitro de embriões; Quando surgiu a PIV.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.