Novas Matérias:
recent


Limpeza de dente em cachorro - Limpeza de tártaro


Saiba mais sobre a limpeza de dentes ou limpeza de tártaro em cachorros e garante um aspecto bonito e saudável a boca de seu animal!



Assim como nós, seres humanos, os animais de estimação necessitam de limpeza de dentes também chamada de limpeza de tártaros para garantir uma boca saudável e higiênica. O tártaro pode comprometer a saúde bucal de seu animal de estimação por se tratar um de um dos sintomas da doença periodontal. Esta doença se inicia com o acúmulo de placa bacteriana que promove a produção de toxinas irritantes e que causam a gengivite (inflamação da gengiva), e pelo fato de muitos proprietários de cachorros não realizar a escovação diária dos dentes, essa placa bacteriana se calcifica e forma-se o tártaro.

Com a calcificação da placa bacteriana, as bactérias se aderem aos dentes e gengiva, e começam a afetar os tecidos de suporte dentário, como por exemplo, o osso alveolar, o que pode levar o animal a perder os dentes. Ainda, a região da lesão resultante da queda do dente pode se tornar fonte de contaminação para o organismo, local por onde as bactérias podem adentrar no organismo e acometer órgãos vitais como fígado, coração e rins.


Limpeza de dentes em cachorros – Limpeza de tártaro

A doença periodontal não possui cura, apesar de poder ser controlada, sendo o primeiro passo a realização da limpeza de dentes ou limpeza de tártaro. Este procedimento é feito com o animal acordado ou sedado, o qual é rápido, seguro e simples, sendo que para uma limpeza mais profunda e efetiva é necessário promover anestesia geral no animal para a remoção de bactérias e tártaro localizados no interior da gengiva. Desta forma, com o animal anestesiado é avaliado os dentes um a um, e levando em consideração o estado bucal do animal, pode ser solicitado radiografias intra-orais para avaliar a parte óssea.

A limpeza de tártaro em cachorro é feita através de um aparelho de ultrassom tanto para a região acima quanto abaixo da gengiva, e há casos em que se faz necessário à realização de outros procedimentos como aplainamento radicular, retalho gengival, polimento dental, extrações e outros.


Como prevenir o acúmulo de tártaro em cães

Atualmente o mercado Pet conta com uma grande diversidade de produtos que podem ajudar a prevenir o acúmulo de tártaro em cães, como ossos artificiais, rações especiais, determinados brinquedos e biscoitos específicos. Entretanto, a melhor forma de combater a placa bacteriana é através da escovação diária dos dentes e para isso existem cremes dentais específicos para cães com sabores diversos, incluindo carne, frango e outros. E claro, visitas regulares ao médico veterinário para uma inspeção odontológica e limpeza de tártaro regular para evitar complicações severas.


Tags: Limpeza de dente em cachorro - Limpeza de tártaro; Limpeza de dente em cachorro; Limpeza de dente em cães; Limpeza de tártaro em cachorro; Limpeza de tártaro em cães; Limpeza de tártaro em animal de estimação.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.