Novas Matérias:
recent


Vacinação de cães e gatos: Dicas e Cuidados


Você pensa que todas as vacinas são iguais e que os animais devem tomar apenas uma vez na vida? Saiba mais sobre a vacinação de cães e gatos e proteja seu animal de estimação!


A vacinação, assim como a vermifugação é um dos cuidados mais importantes para a manutenção da saúde de cães e gatos, e também de outras espécies. É através da vacina que o sistema imunológico (sistema de defesa) dos animais possui a capacidade de produzir determinados anticorpos para combater doenças de forma rápida. Para quem não sabe, a vacina conta com vírus e/ou bactérias inativos ou mortos que não provocam a doença, porém que ensinam o organismo dos animais a se defender contra a invasão e proliferação de tais microrganismos.

É o mesmo processo que acontece para com a vacinação dos humanos, no entanto, a ‘memória’ do sistema imunológico os animais é relativamente curta, o que exige que o sistema de defesa seja ‘relembrado’ periodicamente de quais são os anticorpos que necessita produzir. É por este motivo que se faz necessária a vacinação de cães e gatos anualmente (todo ano), pois sem a revacinação, os animais de estimação se tornam desprotegidos em relação a determinadas doenças.


Cuidados com a vacinação de cães e gatos

Assim, é de extrema importância optar pelo uso de vacinas de qualidade, mesmo que o custo seja mais elevado que vacinas de mesma finalidade. É importante ressaltar que determinadas doenças são zoonóticas, ou seja, podem ser transmitidas para o homem. Desta forma, a vacinação de cães e gatos além de protegê-los, também protege você e sua família. Por este motivo, sempre opte pelas vacinas importadas ou as chamadas vacinas éticas, as quais são vendidas apenas pelos médicos veterinários, profissionais que possuem o conhecimento de como armazená-las e em que condições aplicá-las. Ainda, tais vacinas são produzidas por laboratórios conceituados no mercado atual, os quais investem em tecnologia e pesquisas para melhorar a sua ação.

Já as vacinas não éticas podem ser encontradas facilmente em lojas de ração e pet shops, as quais não possuem controle, geralmente não são armazenadas de forma correta e ainda são aplicadas por funcionários de tais estabelecimentos, algo que não deve acontecer. As questões que devem ser levadas em consideração para com o momento da vacinação de cães e gatos são: ‘a vacina está em condições adequadas para garantir a imunização ao animal?’, ‘o seu animal de estimação está em saudável para receber a vacina?’. A eficácia da vacinação, sem a supervisão de um médico veterinário é verdadeiramente discutível, pois não há certezas de que o animal estará realmente protegido. Então, você arriscaria a saúde de seu amigo?

Tags: Vacinação de cães e gatos: Dicas e Cuidados; Vacinação de cães e gatos; Dicas para a vacinação de cães e gatos; Cuidados com a vacinação de cães e gatos;




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.