Novas Matérias:
recent


Qual o melhor alimento para calopsita?


A alimentação das calopsitas deve ser bem avaliada, principalmente, na época de posturas. Saiba qual é a melhor nutrição e alimento para esta espécie de ave doméstica!


A alimentação dos animais é de grande importância para a manutenção de sua saúde, incluindo para a calopsita, ave que necessita ter uma nutrição balanceada para evitar a deficiência de determinados nutrientes e que não haja excessos, o que pode também pode colocar sua saúde em risco. A alimentação deve ser muito bem avaliada, principalmente durante a época de postura das aves, assim, saiba que as calopsitas devem ser nutridas com sementes e frutos, os quais são alimentos encontrados em seu habitat natural, além de insetos.


Qual o melhor alimento para calopsita?

Quando criada em cativeiro, a calopsita tem uma alimentação prática e de simples manejo por parte dos criadores, pois as calopsitas alimentam-se basicamente de sementes e ração, que são encontrados facilmente em estabelecimentos comerciais, como supermercado e lojas especializadas em animais. O melhor alimento para a calopsita é aquele que oferece uma grande diversidade de grãos, não apenas um tipo, assim o ideal deve ser composto por aproximadamente 20% de alpiste, 15% de arroz com casca, 50% de painço, 5% de girassol moído e 10% de aveia. É indicado que você adicione as sementes nos alimentadores para que a ave faça a ingestão de acordo com a sua necessidade.

Evite oferece apenas um tipo de grão para a calopsita, o que além de causar deficiência nutricional, determinados alimentos em grande quantidade, como por exemplo a aveia pode provocar distúrbios gástricos. Além das sementes, é indicado que você ofereça de duas a três vezes por semana frutas, legumes e verduras em pedaços, como brócolis, espinafre, chicória, almeirão, folhas de beterraba e couve, sempre bem lavados. No entanto, não forneça a calopsita tomate, berinjela e abacate, pois tais alimentos podem causar diarreia na ave.

O milho verde é um alimento indicado quando há filhotes de calopsita no cativeiro, o qual deve ser oferecido à ave diariamente. Ainda, opcionalmente você também pode disponibilizar a calopsita grãos germinados de girassol, milho seco, painço, aveia com casca, trigo, grão de bico após deixar de molho para amaciar, pão duro seco e em pedaços (de preferência o integral), e, areia grossa e lavada e farinha de ostras para auxiliar na digestão e como fonte de cálcio (principalmente na reprodução).

Tags: Qual o melhor alimento para calopsita; Alimentos para calopsita; Alimentação de calopsita; Nutrição de calopsita; Como alimentar calopsita.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.