Novas Matérias:
recent


Posse responsável de animais de estimação


Ter um animal de estimação é uma responsabilidade que dura por anos, por isso, antes de ter um animal de estimação em casa, reflita sobre os deveres de um dono responsável!


Há milhares de anos, o homem passou a domesticar algumas espécies de animais, tornando-as susceptíveis e dependentes dos seres humanos. Desta forma, o home se tornou responsável pelo bem estar destes animais, que dentre eles destacam-se o cão, gato, cavalo, coelho e mais. Ter a convivência com um animal de estimação é verdadeiramente um privilégio e que pode mudar a nossa vida em diferentes aspectos para melhor. Mas, um animal de estimação é uma responsabilidade que pode durar anos, e antes de receber um, dependente da espécie, em sua casa, reflita sobre os deveres de um dono responsável.


Posse responsável de animais de estimação

Para garantir uma relação harmoniosa e feliz com os animais de estimação é preciso levar em consideração alguns cuidados, ou os chamados, dez mandamentos da posse responsável de animais de estimação, apesar de estes serem mais voltados para cães e gatos. Confira:

1-      Antes de adquirir qualquer animal, considere a vida média de sua espécie, sendo que para cães e gato esta média é de 12 anos. Desta forma, pergunte a todos de sua família se estão de acordo e certifique-se de que vocês possuem todos os recursos necessários para garantir uma vida saudável e feliz.
2-      Procure adotar e não comprar animais, assim recorra a abrigos de animais públicos e privados, os quais disponibilizam animais abandonados e recuperados das ruas já vacinados e castrados, como por exemplo, o Abrigo Piccolina.
3-      Informe-se sobre as características do animal e quais são as suas necessidade, e avalie o espaço físico disponível em sua casa e outras peculiaridades.
4-      Mantenha sempre o seu animal de estimação preso em casa e não solto na rua, previna acidentes, contagio de doenças e gestações indesejadas (para com fêmeas). E toda vez que for passear com seu animal de estimação faça o uso de coleira e guia.
5-      Cuide sempre da saúde de seu animal, ou seja, proporcione alimento de qualidade, água fresca, banhos e tosas (para cães e gatos), abrigo adequado, vacinas e leve-o regularmente ao médico veterinário.
6-      Fique atento (a) e zele pela saúde psicológica de seu animal de estimação, ou seja, dê carinho e atenção. Reserve momentos de seu dia para ficar próximo a ele.
7-      Respeite as características da espécie de seu animal de estimação, no entanto, quando necessário eduque-o por meio de adestramento.
8-      Recolha e garanta os dejetos (fezes) em local apropriado, e proporcione um local sempre limpo e higienizado.
9-      Identifique o seu animal de estimação com plaquinha, e se possível realize a identificação permanente através de microchip ou tatuagem.
10-   Evite crias indesejadas de seu animal (cães e gatos) através da castração de machos e fêmeas, a qual é a forma definitiva de controlar a procriação, que também garante a prevenção de determinadas doenças.


Tags: Posse responsável de animais de estimação, Como ser um bom dono de cachorro; Dez mandamentos da posse responsável de animais de estimação; Posse responsável de cão; Posse responsável de gato.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.