Novas Matérias:
recent


O que fazer quando o cachorro foi envenenado?


Saiba como agir quando o seu animal de estimação for envenenado ou sofrer de intoxicação, e salve a vida de seu cão!



Os casos de envenenamento infelizmente são relativamente altos entre cães e gatos, principalmente quando há picuinhas entre vizinhos ou quando o animal de estimação do vizinho late compulsivamente. Nenhum dos motivos justifica tal ato, o qual é crime. No entanto, se você acredita que seu animal foi envenenado, a menos que você tenha presenciado o momento em que o cachorro lambeu, inalou ou ingeriu uma substância, é difícil saber a causa da intoxicação. Desta forma, você apenas notará os sinais que a intoxicação apresenta, que são alterações neurológicas, hemorragias, modificação gastrointestinais são os sinais mais comuns para agentes tóxicos utilizados para matar ratos, insetos, animais ou plantas no ambiente.

O seu cachorro pode lamber ou ingerir o veneno, e até mesmo realizar a ingestão de um rato ou inseto envenenado causando a intoxicação. Ainda, a inalação de fumaça e gases tóxicos também causam quadros tóxicos em cães, algo que ocorre também após a ingestão de alimentos deteriorados e chocolate. Muitos proprietários de animais de estimação, em especial cães e gatos, que existe no chocolate uma substância (teobromina) que provoca problemas neurológicos, gástricos e intestinais que são visualizados quando se tem a ingestão de grande quantidade de chocolate em uma só vez ou em pequenas porções em dias consecutivos. Entretanto, este problema é mais comum em cães, já que os gatos não possuem muita atração por doces.

Quando o cachorro foi envenenado por substâncias ácidas como soda cáustica, cloro, produtos de limpeza e outras, a morte é uma de suas consequências, assim é preciso que o proprietário haja o quanto antes. Ainda, o que podem colocar em risco a vida do animal devido a envenenamento e intoxicação são determinadas plantas, como ‘comigo-ninguém-pode’, samambaias, azaleias e cambará. E um animal que pode causar a intoxicação principalmente em cães que adorar caçar é o sapo, o qual conta com glândulas de veneno que provocam sinais neurológicos.


O que fazer quando o cachorro foi envenenado?

Levando em consideração o quadro de intoxicação, você como proprietário, quando o cachorro foi envenenado ou está sofrendo por intoxicação deve ingerir o vômito. No entanto, é preciso certificar-se de que a substância ingerida não foi ácida ou cáustica, pois quando ingerida tais substâncias não se deve induzir o vômito pelo fato de poder comprometer outros órgãos. Ainda, você não deve induzir o vômito quando o animal estiver desacordado, caso contrário, você precisará de seringa, água oxigenada, leite o água para induzir o vômito.

Quando o cão ingeriu ou lambeu uma substância tóxica, induza o vômito poucas horas após a ingestão com água oxigenada (dose de 2ml/kg) ou água morna com sal em uma seringa para facilitar e forçar o animal a beber o líquido. Injete lentamente para evitar que o animal não engasgue. Além deste método, você pode forçar o seu cachorro que foi envenenado a ingerir água ou leite, pois nem todos os tóxicos são inativados pelo leite, mas fazendo com que o seu animal de estimação beba muito líquido, o veneno será diluído e eliminado mais rapidamente pelo organismo. Evite forçar o animal a beber quando estiver desacordado e não dê leite ao animal em caso de intoxicação por inseticidas domésticos que em sua fórmula contem piretroides.

Tags: O que fazer quando o cachorro foi envenenado; Cachorro envenenado sintomas; Cachorro envenenado com veneno de rato; O que fazer quando o cachorro está intoxicado; Cachorro envenenado.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.