Novas Matérias:
recent


Como evitar a Salmonela no ovo cru e carne


Saiba como se prevenir da Salmonelose através de ovo cru e carne de frango, e garanta a saúde de toda a sua família!


O controle e a prevenção da Salmonela não estão relacionados apenas com a indústria, mas também no campo, e ainda nas boas práticas durante a preparação dos produtos provindos das aves são fundamentais. A contaminação pode ocorrer desde a indústria, durante o transporte e até o armazenamento na granja, e os principais alimentos envolvidos na veiculação da Salmonelose são: ovos, carne de aves e seus derivados. Desta forma, a manipulação destes possui um papel importante para a disseminação das bactérias devido à contaminação cruzada no ambiente de preparo dos alimentos.

A contaminação das carcaças de frango pode ocorrer pela presença de microrganismos no ambiente de criação. Um método essencial para evitar a disseminação do agente é o monitoramento microbiológico da ração e insumos de origem animal, bem como do ambiente em que as aves são criadas, paralelamente do controle dos plantéis reprodutores quer que seja por ELISA ou por SAR (soroaglutinação rápida).


Como evitar a Salmonela no ovo cru e carne

É importante ressaltar que a Salmonela não é um problema aviário brasileiro, mas também da indústria de aves no mundo. Desta forma, a questão principal é: ‘Por que os programas falham?’. Infelizmente esta não é uma questão simples devido à complexidade do controle da Salmonela, onde a resposta se difere de empresa para empresa. Além disso, ainda não foi encontrado um programa infalível ou que erradique tal doença. No entanto, é possível reduzir a positividade e até trazer abaixo de dois dígitos para as carcaças e produtos, mas para isso precisamos evitar alguns erros que frequentemente ocorrem e colocar em práticas determinadas medidas.

Dentre os controles indicados para o controle dos produtos de origem agrícola e como evitar a Salmonela no ovo cru e carne, destacam-se, manter os ovos em refrigeração de 4 a 7°C até o momento do consumo, lavagem dos ovos com água e sanitizantes, e não comercializá-los com mais de duas semanas, pois a deterioração das estruturas internas dos ovos facilita sua contaminação. O cozimento adequado das carnes e ovos, e utensílios domésticos utilizados devem ser higienizados adequadamente, já que em condições favoráveis e ao encontrar nutrientes, como temperatura, atividade de água e pH, os microrganismos podem se multiplicar rapidamente.

Tags: Como evitar a Salmonela no ovo cru e carne; Salmonela em ovo cru; Salmonela em carne; Como prevenir a Salmonela; Como evitar a Salmonela em ovo cru; Como evitar a Salmonela em carne de frango.




   Autor

Matéria desenvolvida pelo Médico Veterinário Maikon Celestino (CRMV-SP 36.797), formado pela Faculdade Sudoeste Paulista - FSP em 2015, que além de atuar na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, cria conteúdo virtual sobre o mundo PET.

SnapChat celestinomaikon
Facebook /maikonveterinario
Instagram /maikon.celestino
Twitter /maikoncelestino




Comnetários




Tecnologia do Blogger.